14/08/2025 às 08:39h
O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa, em Pará de Minas, realizado nas últimas semanas, com índice de infestação de 0,75%, indica um baixo risco de epidemia de dengue. O valor está dentro da faixa considerada segura pelo Ministério da Saúde.
As informações foram repassadas pelo secretário Municipal de Saúde, Gilberto Denoziro, o qual confirmou que esse resultado afasta o risco de uma epidemia de dengue em Pará de Minas e se distancia muito da situação encontrada em janeiro deste ano, quando o índice do LIRAa foi de 7,7%, considerado alto:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Gilberto Denoziro explica as ações e estratégias responsáveis pelo cumprimento da meta de 0,75%, difícil de ser alcançada pelos municípios. Ele espera manter esse índice e conta com a colaboração da população:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
J Mais de 900 notificações foram feitas a proprietários de lotes sujos até julho deste ano, porém, menos da metade regularizou a situação. A prefeitura estuda medidas mais rigorosos contra os infratores.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
08/01/2025 - Uso abusivo de ansiolíticos ascende alerta para os cuidados com a saúde mental
08/01/2025 - Compra da sorte Digital; Ascipam entrega premiações da última etapa de 2024
08/01/2025 - Chuvas causam quedas de árvores e postes em Ascensão
08/01/2025 - Combate à Dengue: Secretaria Municipal de Saúde começa primeiras ações do ano
07/01/2025 - Período de férias resgata brincadeiras em espaços públicos e tira crianças das telas
07/01/2025 - Campanha “Troco Solidário” contempla importante projeto social em Pará de Minas
07/01/2025 - Uso de aparelho telefônico no voltante é questão de saúde, avaliam especialistas
07/01/2025 - Cemig orienta sobre desmontagem dos enfeites natalinos de forma correta e segura
06/01/2025 - Setor Ortopédico do Hospital Nossa Senhora da Conceição realiza procedimento inédito