13/08/2026 às 08:41h
Mesmo com um cenário considerado favorável em relação à dengue, a prevenção não pode sair de cena. Em Pará de Minas, mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti será realizado nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14. Desta vez, o trabalho concentra esforços no Residencial Cecília Meireles, das 8h às 14h.
Cerca de 40 agentes estarão pelas ruas do bairro fazendo uma vistoria em busca de possíveis criadouros e recolhendo objetos que possam acumular água. A ação também depende de uma tarefa que começa dentro de casa: os moradores devem separar materiais sem utilidade e deixá-los disponíveis para as equipes.
O diretor da Vigilância em Saúde, Adilson José Batista, explica em detalhes como será o trabalho e quais materiais serão recolhidos:
Clique e ouça Adilson José Batista
A estratégia já vem sendo adotada em outras regiões da cidade e o resultado chama atenção pelo volume retirado. Em cada um dos mutirões anteriores, aproximadamente dez caminhões de materiais foram recolhidos, reduzindo a quantidade de locais que poderiam servir de reprodução do mosquito.
Mas o combate não termina quando o caminhão vai embora. Mesmo com menos registros e um cenário mais tranquilo, os cuidados precisam continuar durante todo o ano.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
16/04/2026 - Projeto “Vivendo a Maturidade” retoma atividades com foco no bem-estar de mulheres 60+
16/04/2026 - Programa oferece trabalho e qualificação para jovens da rede pública em Minas Gerais
15/04/2026 - Exercício Simulado de Foco de Gripe Aviária em Pará de Minas
15/04/2026 - Credirural anuncia sobra de R$ 16 milhões entre os cooperados
15/04/2026 - Sine abre vagas para cursos gratuitos de qualificação em Pará de Minas
15/04/2026 - Previsão de frio intenso gera expectativa de aumento das vendas de roupas no varejo
15/04/2026 - Golpe do falso advogado acende alerta e faz novas vítimas
14/04/2026 - Minas amplia Teste do Pezinho e passa a detectar 64 doenças gratuitamente