05/06/2026 às 07:35h
Pará de Minas, São José da Varginha, Florestal, Maravilhas, Papagaios, e Pequi, além de outros 18 municípios da Bacia do Rio Paraopeba, atingidos pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, assinaram Termo de Compromisso para a implantação, estruturação e funcionamento de Centros de Referência Especializados no Atendimento à Mulher em situação de violência (Cream).
A iniciativa integra o Acordo Judicial de Reparação de Brumadinho e prevê repasse de R$ 36 milhões como “dever de pagar” da mineradora Vale. Com a adesão, cada um receberá cerca de um milhão e meio de reais para implantar e manter, durante quatro anos, estrutura física e itinerante que fará acolhimento, atendimento psicológico, social e jurídico de mulheres por equipe multidisciplinar. O projeto ainda prevê o fornecimento de um veículo para prestar serviço itinerante em áreas rurais e locais mais distantes e de difícil acesso.
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência contra a Mulher do MPMG (CAO-VD), promotora de Justiça Denise Guerzoni, explica o objetivo do projeto nessas cidades atingidas e a importância de executá-lo, já que conforme dados metade dos feminicídios do Brasil ocorre nos municípios com menos de 100 mil habitantes:
Clique e ouça Denise Guerzoni
Os demais municípios que aderiram à iniciativa são Abaeté, Betim, Biquinhas, Brumadinho, Caetanópolis, Curvelo, Esmeraldas, Felixlândia, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Paineiras, Paraopeba, Pompéu, São Gonçalo do Abaeté, São Joaquim de Bicas e Três Marias.
Com Informações do MPMG
Foto: MPMG
29/12/2025 - Especialistas alertam que crianças não podem ser “produto” das redes sociais
26/12/2025 - Como se "recuperar" dos exageros na alimentação durante o Natal
26/12/2025 - Ouvinte do bairro Dom Bosco fatura promoção 14º Salário Espacial FM
26/12/2025 - Procon orienta consumidores sobre troca de presentes de Natal
24/12/2025 - Seis pessoas ficam feridas após batida frontal entre carro e caminhonete na BR-262
24/12/2025 - Polícia investiga assassinato de homem que estava de “saidinha temporária”
24/12/2025 - Famílias já programaram pratos da Ceia de Natal de logo mais
24/12/2025 - Ruas e calçadas cheias em Pará de Minas: O que falta para o seu Natal