17/09/2025 às 08:32h
A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas investiga um caso suspeito de febre maculosa no município. A informação foi divulgada inicialmente pelo vereador Léo Xavier, na reunião dos vereadores
na Câmara Municipal e posteriormente confirmada pela reportagem.
Segundo dados da secretaria, esse é o terceiro registro suspeito em 2025. Os dois anteriores foram descartados após exames. A pasta não divulgou informações sobre sexo ou idade do paciente.
Ainda segundo apuração da nossa reportagem, em 2024, Pará de Minas notificou 10 casos suspeitos, mas apenas um foi confirmado, sem óbito. A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim e pode ser encontrada em animais de grande porte, como cavalos, além de cães, aves domésticas, gambás, coelhos e, especialmente, na capivara.
Durante sua fala na Câmara, Léo Xavier relatou conversas que teve com o secretário de Meio Ambiente, Kenede Reis, sobre o aumento da população de capivaras na cidade:
Vereador Léo Xavier
Ela também afirmou ter conversado com o diretor de Vigilância em Saúde, Adilson Batista, que informou que dois servidores participarão de um curso para coleta de carrapatos. O objetivo é estudar os parasitas e identificar possíveis regiões com risco de contaminação:
Vereador Léo Xavier
Caso haja contato com esses locais, as pessoas devem fazer a higienização completa do corpo e verificar se há a presença de carrapatos, a fim de prevenir qualquer possibilidade de transmissão da doença.
Os principais sintomas da febre maculosa são: febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal e dor muscular constante.
Segundo o Ministério da Saúde o tratamento está disponível no SUS e assim que surgirem os primeiros sintomas, é importante procurar uma unidade de saúde para avaliação médica.
O tratamento é feito com antibiótico específico e em determinados casos, pode ser necessária a internação. A falta ou demora no tratamento da febre maculosa pode agravar o caso podendo levar ao óbito.
Por JC Notícias
Foto: Arquivo Espacial FM
13/08/2025 - Patronato celebra São João Bosco com programação diversificada
13/08/2025 - CRAS promove evento para fortalecer vínculos entre idosos, familiares e cuidadores
13/08/2025 - Semana da Juventude aborda temas relacionados ao desenvolvimento social da população
13/08/2025 - Espacial FM comemora 44 anos de radiofusão e vai expandir seus canais de comunicação
12/08/2025 - Polícia prende dono de clínica por suspeita de estupro
12/08/2025 - Orgulho e referência: maior campeão de rally das Américas é de Pará de Minas
12/08/2025 - Ex-vereador assume a presidência do Rotary Club Pará de Minas
12/08/2025 - Defesa Civil alerta sobre os impactos da baixa umidade do ar para saúde e meio ambiente