17/09/2025 às 08:32h
A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas investiga um caso suspeito de febre maculosa no município. A informação foi divulgada inicialmente pelo vereador Léo Xavier, na reunião dos vereadores
na Câmara Municipal e posteriormente confirmada pela reportagem.
Segundo dados da secretaria, esse é o terceiro registro suspeito em 2025. Os dois anteriores foram descartados após exames. A pasta não divulgou informações sobre sexo ou idade do paciente.
Ainda segundo apuração da nossa reportagem, em 2024, Pará de Minas notificou 10 casos suspeitos, mas apenas um foi confirmado, sem óbito. A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim e pode ser encontrada em animais de grande porte, como cavalos, além de cães, aves domésticas, gambás, coelhos e, especialmente, na capivara.
Durante sua fala na Câmara, Léo Xavier relatou conversas que teve com o secretário de Meio Ambiente, Kenede Reis, sobre o aumento da população de capivaras na cidade:
Vereador Léo Xavier
Ela também afirmou ter conversado com o diretor de Vigilância em Saúde, Adilson Batista, que informou que dois servidores participarão de um curso para coleta de carrapatos. O objetivo é estudar os parasitas e identificar possíveis regiões com risco de contaminação:
Vereador Léo Xavier
Caso haja contato com esses locais, as pessoas devem fazer a higienização completa do corpo e verificar se há a presença de carrapatos, a fim de prevenir qualquer possibilidade de transmissão da doença.
Os principais sintomas da febre maculosa são: febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal e dor muscular constante.
Segundo o Ministério da Saúde o tratamento está disponível no SUS e assim que surgirem os primeiros sintomas, é importante procurar uma unidade de saúde para avaliação médica.
O tratamento é feito com antibiótico específico e em determinados casos, pode ser necessária a internação. A falta ou demora no tratamento da febre maculosa pode agravar o caso podendo levar ao óbito.
Por JC Notícias
Foto: Arquivo Espacial FM
23/03/2026 - Patronato completa 80 anos, amparando e formando jovens de Pará de Minas
23/03/2026 - Brasil caminha para um futuro sem pagamentos em espécie?
23/03/2026 - Retorno do El Niño pode trazer diversas mudanças no clima do país
23/03/2026 - Mato alto gera reclamações e preocupa moradores de Pará de Minas
20/03/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
20/03/2026 - Nova creche pode triplicar vagas e reduzir fila de espera em São José da Varginha