14/10/2026 às 08:52h
A febre maculosa é uma doença que pode evoluir rapidamente e, por isso, exige atenção constante. Transmitida principalmente pela picada de carrapatos infectados, a doença está associada a áreas de vegetação e locais onde circulam animais como capivaras, cavalos e cães. Entre os sintomas mais comuns estão febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, cansaço e manchas avermelhadas na pele.
Em Pará de Minas, neste ano, 10 casos foram registrados como suspeitos, mas nenhum deles foi confirmado até o momento. Segundo Oscar Leitão, referência técnica do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, reconhecer os sinais e buscar atendimento rapidamente é o mais importante para evitar a evolução da doença:
Clique e ouça Oscar Leitão:
Quando há suspeita, o trabalho não fica restrito a um único setor. Oscar explica ainda que diferentes órgãos atuam de forma integrada para investigar a situação, acompanhar o caso e adotar medidas que possam evitar novos registros:
Clique e ouça Oscar Leitão,
Mesmo sem confirmações em 2026, a prevenção continua sendo uma das principais formas de evitar que a doença avance. Por isso, a orientação é usar roupas compridas e claras, aplicar repelente e verificar o corpo e as roupas depois de passar por áreas com vegetação. Também é importante evitar o contato direto com carrapatos e procurar atendimento médico caso surjam sintomas após uma possível exposição.
Por Sarah Faria
Foto: Representação Ilustrativa
24/04/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
24/04/2026 - Mutirão de limpeza chega aos bairros JK e Esplanada nesta sexta
24/04/2026 - ABRACO amplia atuação e conta agora com projetos voltados para idosos em Pará de Minas
24/04/2026 - Prefeitura se prepara para reativar Orçamento Participativo em Pará de Minas
23/04/2026 - Novas regras do Minha Casa, Minha Vida ampliam acesso ao financiamento
23/04/2026 - Fies abre nova chance para ingresso no ensino superior
23/04/2026 - Inscrições para curso gratuito de informática na FAPAM terminam nesta sexta