14/08/2026 às 07:30h
A qualidade do atendimento básico de saúde em Pará de Minas acaba de render uma nova parceria para o município. A rede de Atenção Primária foi escolhida pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, de Belo Horizonte, como campo de estágio para acadêmicos do 9º período de Medicina.
Desde a última quarta-feira (5), cinco estudantes passaram a acompanhar de perto a rotina das equipes de Saúde da Família, durante dez semanas. Eles foram distribuídos entre as UBS’s CAIC, Tavares, Padre Libério, Vila Ferreira e Walter Martins.
O professor do Internato de Saúde Coletiva e Medicina de Família e Comunidade da faculdade, doutor Max André dos Santos, explica por que Pará de Minas foi escolhida para receber os acadêmicos e destaca as referências positivas encontradas sobre o trabalho desenvolvido no município:
Clique e ouça Max André dos Santos
A experiência aproxima os estudantes da realidade do SUS e também permite uma troca de conhecimentos com os profissionais que já atuam na rede. A referência técnica da Atenção Primária à Saúde, Mariana Viegas, explica como os acadêmicos serão inseridos no dia a dia das unidades e a importância dessa convivência para os dois lados:
Clique e ouça Mariana Viegas,
Para quem está na formação, a oportunidade permite uma troca de conhecimentos com os profissionais que já atuam na rede e também representa um contato mais próximo com as necessidades reais da população, como explica a estudante do 9º período de Medicina, Júlia Campos:
Clique e ouça Júlia Campos
Mais do que observar o atendimento, os futuros médicos também vão conhecer as características de cada território, levantar diagnósticos e desenvolver propostas de intervenção que possam contribuir para o fortalecimento da Atenção Primária e do cuidado oferecido à população.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
24/03/2026 - Estatuto da Criança e Adolescente Digital está em vigor
24/03/2026 - ASSODIPAM celebra 26 anos com missa de ação de graças em Pará de Minas
24/03/2026 - Pará de Minas recebe na próxima sexta-feira, a 2ª Feira AgroExperts
23/03/2026 - Patronato completa 80 anos, amparando e formando jovens de Pará de Minas
23/03/2026 - Brasil caminha para um futuro sem pagamentos em espécie?
23/03/2026 - Retorno do El Niño pode trazer diversas mudanças no clima do país
23/03/2026 - Mato alto gera reclamações e preocupa moradores de Pará de Minas