20/05/2026 às 07:42h
O avanço precoce da estiagem acendeu o sinal de alerta no Corpo de Bombeiros e nas autoridades ambientais de Pará de Minas. O município já começou a registrar os primeiros focos de incêndio em áreas de vegetação. A situação repete uma preocupação recorrente na região, que historicamente sofre com queimadas devastadoras em áreas rurais e urbanas. O cenário é agravado pela combinação de temperaturas estáveis, ventos e a rápida queda nos índices de umidade relativa do ar.
Os dados mais recentes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) apontam que, embora o primeiro trimestre tenha registrado queda nas ocorrências devido ao prolongamento das chuvas, o mês de maio marcou uma inversão drástica nessa tendência. O tempo seco começou a se intensificar em todo o estado, multiplicando os focos ativos.
Visando diminuir o índice de incêndios em área de vegetação no município, a 2ª Companhia da cidade alerta a população com o objetivo de conscientizar quanto problema. Sargento Thaís Cadetê orienta a população e explica que além de afetar o ar, as queimadas florestais acabam colocando em perigo os animais:
Clique e ouça Sargento Thaís Cadetê
Em Pará de Minas, incêndios de grandes proporções já destruíram mais de 900 hectares de vegetação nativa em temporadas passadas. Algumas ocorrências duraram mais de três horas no local, o que atrapalha outros atendimentos da companhia na cidade, como explica a sargento:
Clique e ouça Sargento Thaís Cadetê
A fumaça gerada pelas queimadas causa danos ao meio ambiente e afeta a saúde, principalmente de pessoas com problemas respiratórios, além de crianças e idosos.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
19/02/2026 - Setor de pescados estima um crescimento de 40% nas vendas durante a Quaresma
18/02/2026 - Uso de QR Codes em cardápios e pagamentos é comentado por consumidores de Pará de Minas
18/02/2026 - Prefeitura reforça importância da Ouvidoria Municipal para solução de demandas
18/02/2026 - Especialista analisa o impacto das redes sociais nas eleições em 2026
13/02/2026 - Pará de Minas, a cidade que corre: Sicoob Ascicred realiza 10ª edição da corrida de rua