08/08/2025 às 08:32h
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realiza em todo o estado, a Operação Agosto Lilás. O objetivo é potencializar as ações voltadas ao enfrentamento à violência contra a mulher, reafirmando o compromisso da Instituição com a defesa dos direitos fundamentais e a promoção da segurança e bem-estar da população mineira, em especial das mulheres. A iniciativa busca fortalecer a rede de apoio às vítimas e encorajar denúncias, essencial para o combate eficaz à violência doméstica.
Ao longo do mês de agosto a PMMG realizará diversas ações de prevenção, educação e combate aos crimes de violência contra a mulher, entre elas: visitas preventivas com base no Protocolo de Segunda Resposta, operações de prevenção à violência doméstica com distribuição de materiais educativos, reuniões com os órgãos da Rede de Enfrentamento, realização de palestras sobre o tema, além de operações voltadas ao cumprimento de mandados de prisão.
A operação também será realizada em Pará de Minas, como confirma a chefe da seção de comunicação da 19ª Companhia Independente da PM, tenente Angélica:
Clique e ouça Tenente Angélica
Tenente Angélica explica quais tipos de orientação as mulheres:
Clique e ouça Tenente Angélica
Nessa semana, a Polícia Militar de Minas Gerais anunciou uma nova ferramenta digital para combater a violência contra a mulher. A corporação agora utiliza um aplicativo que monitora, em tempo real, todas as ocorrências relacionadas aos crimes contra a mulher, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz.
De acordo com a chefe do Centro de Jornalismo da PMMG, major Layla Brunnela, a ferramenta permite a classificação de risco das vítimas, a partir de dados inseridos no sistema como: tipo de violência que a mulher sofreu, quantas vezes que a vítima buscou ajuda junto à Polícia Militar, se foi emitida medida protetiva e outros, garantindo uma resposta mais rápida e estratégica:
Clique e ouça Major Layla Brunnela
A população pode colaborar realizando denúncias por meio do telefone 190 (Emergência Policial) ou do número 180 (Central de Atendimento à Mulher). É possível, ainda, realizar a denúncia de forma anônima por meio do número 181.
Por Sérgio Viana/Com Informações da Agência Minas
Foto: PMMG
20/08/2026 - Sarampo acende alerta no país, mas Pará de Minas segue sem registros da doença
20/08/2026 - De pais para filhos; o desafio de manter o legado das empresas entre gerações
19/08/2026 - Terminal Urbano de Pará de Minas já tem data para começar a funcionar
19/08/2026 - Pipas na rede elétrica causam mais de 1,2 mil ocorrências em Minas neste ano
19/08/2026 - Golpe do “falso gerente” usa inteligência artificial para enganar clientes de bancos
18/08/2026 - Jovem que nasceu sem os dois braços conquista carteira de habilitação em Pará de Minas
18/08/2026 - Morre aos 93 anos Zé Penha, símbolo da cultura de Pará de Minas