08/08/2025 às 08:32h
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realiza em todo o estado, a Operação Agosto Lilás. O objetivo é potencializar as ações voltadas ao enfrentamento à violência contra a mulher, reafirmando o compromisso da Instituição com a defesa dos direitos fundamentais e a promoção da segurança e bem-estar da população mineira, em especial das mulheres. A iniciativa busca fortalecer a rede de apoio às vítimas e encorajar denúncias, essencial para o combate eficaz à violência doméstica.
Ao longo do mês de agosto a PMMG realizará diversas ações de prevenção, educação e combate aos crimes de violência contra a mulher, entre elas: visitas preventivas com base no Protocolo de Segunda Resposta, operações de prevenção à violência doméstica com distribuição de materiais educativos, reuniões com os órgãos da Rede de Enfrentamento, realização de palestras sobre o tema, além de operações voltadas ao cumprimento de mandados de prisão.
A operação também será realizada em Pará de Minas, como confirma a chefe da seção de comunicação da 19ª Companhia Independente da PM, tenente Angélica:
Clique e ouça Tenente Angélica
Tenente Angélica explica quais tipos de orientação as mulheres:
Clique e ouça Tenente Angélica
Nessa semana, a Polícia Militar de Minas Gerais anunciou uma nova ferramenta digital para combater a violência contra a mulher. A corporação agora utiliza um aplicativo que monitora, em tempo real, todas as ocorrências relacionadas aos crimes contra a mulher, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz.
De acordo com a chefe do Centro de Jornalismo da PMMG, major Layla Brunnela, a ferramenta permite a classificação de risco das vítimas, a partir de dados inseridos no sistema como: tipo de violência que a mulher sofreu, quantas vezes que a vítima buscou ajuda junto à Polícia Militar, se foi emitida medida protetiva e outros, garantindo uma resposta mais rápida e estratégica:
Clique e ouça Major Layla Brunnela
A população pode colaborar realizando denúncias por meio do telefone 190 (Emergência Policial) ou do número 180 (Central de Atendimento à Mulher). É possível, ainda, realizar a denúncia de forma anônima por meio do número 181.
Por Sérgio Viana/Com Informações da Agência Minas
Foto: PMMG
23/09/2025 - Vôlei ganha espaço em Pará de Minas e promove socialização entre os mais jovens
23/09/2025 - Secretaria de Saúde reforça prevenção contra a febre maculosa
23/09/2025 - Credirural entra no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil
23/09/2025 - Inácio Franco confirma redução de dívidas da prefeitura e anuncia obras para a cidade
22/09/2025 - “Desacelere, seu bem maior é a vida”; campanha fala sobre cuidados no trânsito
22/09/2025 - Empregadores se mobilizam para contratar mão de obra em Pará de Minas
22/09/2025 - Calor eleva pico de energia e especialista orienta consumidores
22/09/2025 - Município fala em enxugar “gastos” com a saúde, mas vereador contesta
22/09/2025 - Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário