20/02/2026 às 09:12h
A Polícia Civil em todo o Brasil tem intensificado o combate aos crimes virtuais contra crianças e adolescentes, realizando operações dedicadas e disponibilizando canais especializados de denúncia, como as Delegacias e as divisões de crimes cibernéticos.
O trabalho foca em identificar e prender infratores que utilizam a internet para cometer diversas formas de violência digital. A Polícia Civil atua em rede, muitas vezes em conjunto com outras forças de segurança e ONGs, para capacitar agentes e otimizar as investigações.
Operações Integradas, ações conjuntas em diversos estados buscam desmantelar redes de criminosos virtuais e cumprir mandados de prisão. A delegada Ana Cristina Bicalho, chefe da Delegacia de Atendimento a Mulher de Pará de Minas, explica alguns detalhes sobre como são feitas as investigações. No caso de crimes contra crianças e adolescentes, é importante que os pais ou responsáveis levem os aparelhos usados durante as conversas para dar início aos trabalhos de Polícia:
Clique e ouça Delegada Ana Bicalho
A delegada ressalta a importância das denúncias para que as investigações e prisões sejam executadas:
Clique e ouça Delegada Ana Bicalho
As vítimas e testemunhas podem utilizar canais específicos para denunciar: Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher, 181 (Disque Denúncia) 190, ou na Delegacia mais próxima de casa.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
22/04/2026 - Editais abrem caminho para novos projetos culturais em Pará de Minas
22/04/2026 - Novas inscrições para contratação temporária na Educação são abertas em Minas
22/04/2026 - Cartelas da 34ª edição do Show de Prêmios da APAE já estão a venda
22/04/2026 - Pará de Minas recebe selo nacional por gestão na Assistência Social
20/04/2026 - Saiba o que abre e fecha no feriado de Tiradentes
20/04/2026 - Cartório Eleitoral registra balanço positivo no atendimento após mudança de endereço
20/04/2026 - Incidência de gripes e resfriados faz aumentar a busca por medicamentos em farmácias
18/04/2026 - Golpe do ‘falso gerente’ de banco vem causando vários prejuízos!