A ação criminosa de grupos organizados para o furto de gado na região centro oeste de Minas Gerais tem desempenhado o trabalho de combate a prática pela Polícia Civil.
Em cidades da região como São Gonçalo do Pará, Igaratinga, Conceição do Pará, Onça de Pitangui, entre outras, tem sido alvo de criminosos que utilizam estradas vicinais para o furto de gado.
As cidades citadas são referência na criação e produção de gado de corte. Milhares de produtores na região são vítimas de ações criminosas dentro das propriedades rurais. Delegado Carlos Henrique Gomes Bueno, vem investigando essas práticas, e alerta produtores rurais de toda região:
Clique e ouça Carlos Henrique Gomes
Na região em que a Delegacia de Pará de Minas atende mais de 40 cabeças de gado foram furtadas nos últimos 30 dias. Fato que tem demandado atuação das instituições de segurança. O delegado Carlos Henrique ainda reitera que a denúncia seja efetuada para possíveis conclusões de inquéritos:
Clique e ouça Carlos Henrique Gomes
De acordo com a Lei n.º 13.330/2016, a pena é mais rígida para quem compra gados nestas condições. Ela estabelece penas para furto e receptação de animais de produção, mesmo que abatidos ou em pedaços, sendo comercializados, armazenados e entregues sem origem controlada, podendo ser tipificado com pena de 2 a 5 anos, pena maior que a de quem furta.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
29/01/2025 - Alta de pacientes com infecções sexualmente transmissíveis preocupa saúde pública
29/01/2025 - Dengue; Minas Gerais registra primeiros óbitos da doença em 2025
28/01/2025 - Dietas malucas; Será que é saudável comer 40 ovos todos os dias?
28/01/2025 - Moradores de Pará de Minas comentam sobre a expansão de bairros mais antigos da cidade
28/01/2025 - Manutenção: Prédios públicos da Secretaria de Cultura passam por revitalização