A ação criminosa de grupos organizados para o furto de gado na região centro oeste de Minas Gerais tem desempenhado o trabalho de combate a prática pela Polícia Civil.
Em cidades da região como São Gonçalo do Pará, Igaratinga, Conceição do Pará, Onça de Pitangui, entre outras, tem sido alvo de criminosos que utilizam estradas vicinais para o furto de gado.
As cidades citadas são referência na criação e produção de gado de corte. Milhares de produtores na região são vítimas de ações criminosas dentro das propriedades rurais. Delegado Carlos Henrique Gomes Bueno, vem investigando essas práticas, e alerta produtores rurais de toda região:
Clique e ouça Carlos Henrique Gomes
Na região em que a Delegacia de Pará de Minas atende mais de 40 cabeças de gado foram furtadas nos últimos 30 dias. Fato que tem demandado atuação das instituições de segurança. O delegado Carlos Henrique ainda reitera que a denúncia seja efetuada para possíveis conclusões de inquéritos:
Clique e ouça Carlos Henrique Gomes
De acordo com a Lei n.º 13.330/2016, a pena é mais rígida para quem compra gados nestas condições. Ela estabelece penas para furto e receptação de animais de produção, mesmo que abatidos ou em pedaços, sendo comercializados, armazenados e entregues sem origem controlada, podendo ser tipificado com pena de 2 a 5 anos, pena maior que a de quem furta.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
22/01/2025 - Cadastro Escolar 2025: Começam as inscrições para vagas remanescentes em Minas
22/01/2025 - Escola Fernando Otávio vai ofertar curso profissionalizante em fevereiro
22/01/2025 - Calor faz aumentar o movimento de pessoas em espaços verdes de Pará de Minas
22/01/2025 - PAS: Prefeitura mantêm pagamento de beneficio aos servidores públicos
21/01/2025 - Calor e período chuvoso aumentam ocorrências com animais peçonhentos
21/01/2025 - Direito do Consumidor: O que é importante saber sobre viagens e passagens aéreas
20/01/2025 - Bombeiro Mirim: Inscrições para primeira turma de 2025 estão abertas