18/05/2026 às 07:44h
O El Niño deve se desenvolver nas próximas semanas e pode se intensificar nos meses seguintes — é o que indica um boletim climático divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da ONU. A possível volta do fenômeno pode gerar inverno com temperaturas acima da média em Pará de Minas, segundo informou a Defesa Civil.
Diante dessa possibilidade, a Defesa Civil de Pará de Minas, preocupada com os impactos climáticos, elaborou um documento com o objetivo de apresentar informações atualizadas sobre o fenômeno, visando contribuir para o acompanhamento preventivo, fazer planejamentos e adotar medidas de monitoramento e preparação.
Capitão Edson Silva, coordenador da Defesa Civil de Pará de Minas explica o que é o fenômeno:
Clique e ouça Edson Silva
Edson Silva explica os impactos que o fenômeno pode causar em Pará de Minas e outras localidades brasileiras:
Clique e ouça Edson Silva
Diante dessa situação, existe a preocupação com a saúde da população, que pode ser agravada pelas queimadas florestais, como explica o coordenador da Defesa Civil. Uma escassez hídrica e um impacto sobre a agricultura, também preocupam o órgão:
Clique e ouça Edson Silva
Especialistas ressaltam que o El Niño ainda está em fase de desenvolvimento, o que ainda gera indefinição quanto a intensidade final do fenômeno.
Por Sérgio Viana/Com Informações da Defesa Civil
Foto: Arquivo Espacial FM
06/01/2025 - Demanda por seguro veicular cresce no estado nos últimos anos
06/01/2025 - Compulsividade financeira leva ao endividamento, aponta especialista
06/01/2025 - Chegada das férias liga alerta sobre violência contra crianças e adolescentes
04/01/2025 - Queda de Idosos; Geriatra reforça medidas preventivas para evitar acidentes
03/01/2025 - Síndrome de Burnout; o assunto de hoje tem relação com o ambiente de trabalho
03/01/2025 - Guia turístico destaca ecoturismo como atividade de integração social
03/01/2025 - Agenda Cultural: Confira as opções de diversão para o primeiro fim de semana de 2025!
03/01/2025 - Moradores aproveitam férias escolares no Bariri e aguardam por melhorias no espaço