02/01/2026 às 08:35h
Durante o réveillon muitas pessoas soltaram fogos de artifícios em Pará de Minas, o que gerou reclamação de parte dos moradores da cidade que questionaram o cumprimento de uma lei que proíbe a soltura desses artefatos barulhentos.
Diante do não cumprimento da lei, também em outras datas comemorativas na cidade e em dias de jogos, um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal propõe a proibição da venda de fogos de artifício que causam poluição sonora em Pará de Minas.
A proposta, de autoria da vereadora Camila Mão Amiga (PSDB), pretende atualizar a Lei Municipal nº 6.694/2022, que trata da proibição do uso desses produtos. Pelo texto, além do manuseio, utilização, queima e soltura, também ficaria proibida a comercialização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam estampidos em todo o município.
Na proposta, a vereadora Camila argumenta que permitir a venda desses produtos dentro do município dificulta a fiscalização e estimula o uso irregular:
Clique e ouça Camila Mão Amiga
O projeto também atualiza a redação da lei para deixar claro que a proibição vale para qualquer artefato pirotécnico que cause poluição sonora.
Ainda na sua justificativa da proposta, Camila Mão Amiga destacou os impactos da poluição sonora causada pelos fogos, apontando prejuízos à saúde de idosos, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pacientes hospitalizados, além do sofrimento e risco de morte de animais domésticos e silvestres.
Camila, que é terapeuta ocupacional e protetora animal, diz que já presenciou diversos casos de crises desencadeadas por crianças com autismo e animais por causa dos populares foguetes:
Clique e ouça Camila Mão Amiga
Caso o projeto seja aprovado, as penalidades previstas para quem descumprir a lei são a aplicação de multa de 200 UFEMGs para pessoas físicas (R$ 1.106,00) e 400 UFEMGs para pessoas jurídicas (R$ 2.212,00).
Por JC Notícias
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Paulo
21/05/2025 - População rural e idosa são as maiores vítimas de descontos do INSS
20/05/2025 - Doenças Respiratórias; quando podem se tornar uma situação crítica
20/05/2025 - Especialista destaca a boa alimentação como aliada a qualidade de vidada população
20/05/2025 - Secretaria de Meio Ambiente realiza intervenções em ponto turístico da cidade
19/05/2025 - Situação dos Bebês Reborn; como analisar essa questão?
19/05/2025 - Mês das noivas reforça tendências de roupas e preferências nos casamentos
19/05/2025 - Prefeitura ainda vai construir casas populares no JK? Vice-prefeito responde