18/12/2025 às 07:31h
Incluir mais natureza na educação fortalece a saúde e o aprendizado dos estudantes e contribui para a adaptação das escolas no contato com o meio ambiente e na sociabilidade.Com isso, a Escola Municipal Professora Amélia Guimarães promoveu um projeto, situado no bairro Santa Edwiges, que vem desenvolvendo um trabalho que reúne toda a sociedade acadêmica.
O Espaço Natureza Afetiva propõe adaptar os locais e estratégias pedagógicas para torná-los mais resilientes e reconectar crianças e adolescentes com o mundo natural. Criado em 2024, o projeto foi comentado pela coordenadora do projeto, a Renata Soares:
Clique e ouça Renata Soares
Realizado em uma área verde da Escola Municipal Professora Amélia Guimarães, o Espaço Natureza Afetiva conta também com uma variada espécie de animais que recebem os devidos cuidados da equipe de profissionais.
Dentre os animais que encantaram as crianças está o jabuti e o coelho, tidos como xodós da instituição. Além disso, o espaço conta com calopsitas, galinhas entre outras espécies de animais.
O professor de Geografia e História, Saulo Martins, descreve que esse contato direto com a natureza, nesta fase da educação básica, proporciona aos alunos um conhecimento amplo que parte da observação e consciência ambiental:
Clique e ouça Saulo Martins
A educação ambiental de projetos como este também é apontada como um caminho para o combate às mudanças climáticas. É importante que a sociedade se torne multiplicadora dessas ações.
O Espaço Natureza Afetiva recebe visitas de demais instituições de ensino e quem deseja conhecer o espaço pode entrar em contato com a secretaria da escola.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
30/07/2025 - Usina fixa de asfalto no bairro JK está fora dos planos do Prefeito Inácio Franco
29/07/2025 - Cemig alerta para cuidados com a rede elétrica durante férias escolares
29/07/2025 - Pará de Minas quer regionalizar o Procon e ampliar atendimento a municípios vizinhos
28/07/2025 - Mecânico pontua os cuidados para condutores que desejam viajar nas férias escolares
28/07/2025 - Siderúrgica Alterosa admite que tarifaço de Trump pode impactar produção do ferro-gusa