05/08/2025 às 08:50h
O processo de expansão de Pará de Minas trouxe diversos impactos para a vegetação nativa do Cerrado, Mata Atlântica e também para o ecossistema aquático.
A urbanização e o crescimento de Pará de Minas tem mudado o percurso do Ribeirão Paciência. Algumas empresas de distrito industrial tem despejado produtos químicos em alguns pontos do curso d’água em áreas periurbanas.
A Promotoria de Justiça em Pará de Minas tem intensificado os trabalhos de fiscalização em áreas ribeirinhas, especialmente em locais que são utilizados como efluentes por empresas, é o que destaca o promotor Delano Azevedo:
Clique e ouça Delano Azevedo
Alguns moradores das Ruas Antônio Rocha e Padre Zanor, no bairro Dom Bosco, têm reclamado sobre o mau cheiro e a coloração das águas do Paciência. Vivendo próximos às margens do rio, outros ainda reiteram que as empresas despejam resíduos industriais em horários estratégicos, como a noite e na madrugada, o que dificulta o trabalho dos órgãos fiscalizadores.
O promotor de Justiça pontua que a Promotoria vem acompanhando os casos de perto e que por meio das denúncias são realizadas notificações e coletas de material nas áreas identificadas. Ainda segundo Delano Azevedo, os critérios de eficiência da Estação de Tratamento devem estar de acordo com o estabelecido na Política Estadual de Recursos Hídricos:
Clique e ouça Delano Azevedo
No ano de 2024, devido a essa situação, mais de dois milhões de reais em multas foram aplicadas a algumas empresas que atuam próximo ao Ribeirão Paciência pelos órgãos fiscalizadores do município. O despejo de lixos e resíduos industriais muda a coloração da água e mata espécies aquáticas.
Segundo biólogos e ambientalistas, a prática criminosa causa também o desequilíbrio ambiental, já que os poluentes químicos presentes possuem agrotóxicos e metais, ocasionando um efeito tóxico em animais, plantas e humanos. A população pode denunciar por meio do 181, 190 ou pelo Setor de Fiscalização Ambiental de Pará de Minas no (37) 99972-3192.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
20/02/2025 - Calor intenso pode afetar saúde de grupos vulneráveis como crianças e idosos
20/02/2025 - Dengue mata; Pará de Minas lança campanha de combate e prevenção
20/02/2025 - Humanize Consultoria em Gestão de Pessoas está anunciando vagas de emprego
19/02/2025 - Foi dada a ordem de serviço para o asfalto entre Bom Jesus do Pará e Córrego do Barro
19/02/2025 - Viajar de carro no Carnaval requer alguns cuidados dos motoristas
19/02/2025 - Assédio moral cresce e levanta discussões sobre as relações trabalhistas
19/02/2025 - Dengue; Vacinação para doses próximas do vencimento é ampliada pelo Ministério da Saúde
18/02/2025 - Nova viatura: Polícia Militar de Meio Ambiente recebe reforço móvel