Nas últimas duas décadas, o Brasil viu quase dobrar a proporção de famílias formadas por casais sem filhos. O Censo 2000 mostrou que a parcela de lares com essa configuração era de 14,9%. Já em 2022, a participação saltou para 26,9%.
A constatação está no Censo 2022, divulgado nessa quarta-feira (5/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Quando o IBGE soma as famílias formadas por casais sem filhos, estão incluídos os lares nos quais moram apenas os dois cônjuges e também os endereços nos quais casais moram com algum parente que não seja filho de um dos dois.
De acordo com o IBGE, nas últimas décadas houve mudança na estrutura de família. “Maior participação da mulher no mercado de trabalho, baixas taxas de fecundidade e o envelhecimento da população influenciaram no aumento do percentual de casais sem filhos”, afirma o estudo.
Com Informações da Agência Brasil
08/09/2025 - Os principais desafios na procura de um emprego
08/09/2025 - Marcha para Jesus vai reunir milhares de fiéis em Pará de Minas
08/09/2025 - Morre aos 94 anos, Irmã Gertrudes, no Carmelo, em Divinópolis
05/09/2025 - Mais Saúde Panelão vai movimentar o parque do Bariri neste final de semana
05/09/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!