04/09/2025 às 07:33h
Um dos assuntos mais comentados nos meios de comunicação trata-se da saúde mental como um dos principais fatores para diversos desafios sociais do Brasil e no mundo.
Dentre as principais causas do adoecimento mental dos trabalhadores está o bournout, considerada uma síndrome ligada ao estresse crônico no trabalho e reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O psicólogo Evandro Alvimar, explica que a doença se manifesta de diversas formas no organismo:
Clique e ouça Evandro Alvimar
Segundo dados da Previdência Social, o afastamento do trabalho mais do que dobrou em uma década. No último ano, cerca de 500 mil licenças médicas relacionadas a diversos transtornos mentais foram registradas, o que representa um aumento de 68% se comparado ao ano de 2023.
De acordo com a psicóloga Fernanda Abreu, o adoecimento no ambiente de trabalho atinge em maioria o público masculino, que ainda enfrenta dificuldades em falar sobre saúde mental, fato que se consumou no pós pandemia:
Clique e ouça Fernanda Abreu
Em Pará de Minas, a oferta do serviço de atendimento psicológico é realizado nas unidades básicas de saúde. Além do acompanhamento, a boa alimentação, o convívio social e a prática de exercícios físicos podem auxiliar no tratamento da ansiedade, depressão e demais transtornos.
Por JC Notícias
Fotos: Espacial FM
06/02/2025 - Confirmação de uma morte por febre amarela em MG
06/02/2025 - Presidente da Câmara rebate vice-prefeito sobre críticas a emenda impositiva
05/02/2025 - As passagens do transporte coletivo podem ter reajuste neste ano?
05/02/2025 - Musicoterapia; Escola Municipal de Música Geraldo Martins oferta aulas gratuitas
05/02/2025 - Especialista fala sobre os riscos dos alimentos ultraprocessados na saúde
05/02/2025 - Mutirão de Limpeza; ação contra a dengue percorrerá o bairro Santos Dumont
05/02/2025 - Especialistas falam da alta no preço do café e revelam incertezas quanto a cafeicultura