09/02/2026 às 07:29h
A chegada do Carnaval transforma cidades brasileiras em grandes pontos de encontro, com blocos de rua, eventos privados e deslocamentos intensos entre regiões.
Com o aumento considerável de interação social, consumo de bebidas alcoólicas, especialistas em saúde alertam para o risco da exposição às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
A enfermeira e referência técnica Maria de Lourdes Liguori chama a atenção para o cenário epidemiológico das ISTs em Pará de Minas. A especialista alerta que o aspecto comportamental é visto como um dos principais fatores de risco:
Clique e ouça Maria de Lourdes
Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada recentemente mostra que as pessoas com 18 anos de idade ou mais que tiveram relação sexual nos 12 meses anteriores à data da entrevista, apenas 22,8% relataram usar preservativo em todas as relações sexuais. Outras 17,1% afirmaram usar às vezes e 59% dos entrevistados, nenhuma vez:
Clique e ouça Maria de Lourdes
O Governo de Minas lançou uma cartilha com orientações de saúde. O material aborda cuidados como a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, a cartilha integra uma estratégia de proteção da população.
“Além das orientações para que todos possam curtir com saúde, o Governo de Minas distribui preservativos, lubrificantes e medicamentos da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, ofertada gratuitamente pelo SUS com acompanhamento regular”.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
30/03/2026 - MGS abre processo seletivo com diversas vagas para região e salários de até R$ 3,7 mil
30/03/2026 - Procon intensifica fiscalização em postos de combustíveis de Pará de Minas
27/03/2026 - Consumo de álcool muda no Brasil e bares se adaptam a novo perfil de público
27/03/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
27/03/2026 - FAPAM recebe neste fim de semana dois importantes eventos voltados para a Saúde Mental
27/03/2026 - Páscoa mais cara desafia consumidores e faz confeiteiros se reinventarem