Capa da Página Quem vê cara não vê sorologia: Enfermeira alerta para comportamentos de risco no carnaval - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

09/02/2026 às 07:29h

Quem vê cara não vê sorologia: Enfermeira alerta para comportamentos de risco no carnaval

Facebook

A chegada do Carnaval transforma cidades brasileiras em grandes pontos de encontro, com blocos de rua, eventos privados e deslocamentos intensos entre regiões.

Com o aumento considerável de interação social, consumo de bebidas alcoólicas, especialistas em saúde alertam para o risco da exposição às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A enfermeira e referência técnica Maria de Lourdes Liguori chama a atenção para o cenário epidemiológico das ISTs em Pará de Minas. A especialista alerta que o aspecto comportamental é visto como um dos principais fatores de risco:

Clique e ouça Maria de Lourdes 

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada recentemente mostra que as pessoas com 18 anos de idade ou mais que tiveram relação sexual nos 12 meses anteriores à data da entrevista, apenas 22,8% relataram usar preservativo em todas as relações sexuais. Outras 17,1% afirmaram usar às vezes e 59% dos entrevistados, nenhuma vez:

Clique e ouça Maria de Lourdes 

O Governo de Minas lançou uma cartilha com orientações de saúde. O material aborda cuidados como a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, a cartilha integra uma estratégia de proteção da população.

“Além das orientações para que todos possam curtir com saúde, o Governo de Minas distribui preservativos, lubrificantes e medicamentos da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, ofertada gratuitamente pelo SUS com acompanhamento regular”.

Por JC Notícias

Fotos: JC Notícias


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: