09/02/2026 às 07:29h
A chegada do Carnaval transforma cidades brasileiras em grandes pontos de encontro, com blocos de rua, eventos privados e deslocamentos intensos entre regiões.
Com o aumento considerável de interação social, consumo de bebidas alcoólicas, especialistas em saúde alertam para o risco da exposição às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
A enfermeira e referência técnica Maria de Lourdes Liguori chama a atenção para o cenário epidemiológico das ISTs em Pará de Minas. A especialista alerta que o aspecto comportamental é visto como um dos principais fatores de risco:
Clique e ouça Maria de Lourdes
Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada recentemente mostra que as pessoas com 18 anos de idade ou mais que tiveram relação sexual nos 12 meses anteriores à data da entrevista, apenas 22,8% relataram usar preservativo em todas as relações sexuais. Outras 17,1% afirmaram usar às vezes e 59% dos entrevistados, nenhuma vez:
Clique e ouça Maria de Lourdes
O Governo de Minas lançou uma cartilha com orientações de saúde. O material aborda cuidados como a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, a cartilha integra uma estratégia de proteção da população.
“Além das orientações para que todos possam curtir com saúde, o Governo de Minas distribui preservativos, lubrificantes e medicamentos da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, ofertada gratuitamente pelo SUS com acompanhamento regular”.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
10/06/2025 - Parque do Bariri será palco de encontro de artes de rua
10/06/2025 - Inscrições para o Enem 2025 são prorrogadas até sexta-feira
10/06/2025 - Corpo de Bombeiros orienta população sobre os incêndios em área de vegetação
10/06/2025 - Palestra vai abordar mecanismos legais para proteger crianças e adolescentes
09/06/2025 - Mostra de cenas curtas vai oportunizar artistas de Pará de Minas
09/06/2025 - Polícia de Meio Ambiente reforça ‘denúncias’ para crimes ambientes
06/06/2025 - 6º Festival Cultura no Parque ocorre neste fim de semana no Bariri