Capa da Página Saiba qual a idade mínima para uma criança andar em garupa de moto - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

10/04/2024 às 08:59h

Saiba qual a idade mínima para uma criança andar em garupa de moto

Facebook

Uma motociclista não identificada foi filmada nos últimos dias, na Avenida Santos Dumont, no bairro São Cristóvão, em Pará de Minas, transportando uma criança na garupa de uma moto. A filmagem foi compartilhada por internautas nas redes sociais e levantou questionamentos com relação a idade permitida para esse prática.

Na imagem foi possível ver um menino que aparenta ter menos de 10 anos, abraçado na cintura da condutora, com capacete solto, já que era maior que a cabeça dele. O garoto ainda estava com as pernas soltas em função de não ter altura suficiente para alcançar o pedal de apoio.

Situações como essa são facilmente vistas pelas ruas das cidades e sempre geram questionamentos sobre perigos e se é permitido pelo Código de Brasileiro de Trânsito. Pela lei, criança com menos de 10 anos não pode ser transportada na garupa da moto, como confirma Marcos Vinícius de Oliveira, proprietário de uma autoescola em Pará de Minas:

Clique e ouça Marcos Vinícius

Muitos motociclistas justificam a questão da necessidade, já que é único meio de transporte pertencente a família. Porém, Marcos Vinícius ressalta que a segurança tem que estar em primeiro lugar:

Clique e ouça Marcos Vinícius

Marcos Vinícius destaca que todas as regras são ensinadas nas autoescolas durante as aulas de legislação:

Clique e ouça Marcos Vinícius

O Código Brasileiro de Trânsito ainda determina que mesmo que a criança tenha a idade permitida, é proibido transportá-la caso não tenha tamanho suficiente para se equilibrar na traseira do veículo.

Por Sérgio Viana

Fotos: Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: