29/01/2025 às 07:23h
Segundo levantamento mais recente divulgado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (OBPopRua/POLOS-UFMG), o número de pessoas vivendo nesta realidade em todo o país, aumentou aproximadamente 25% de 2023 para 2024.
Em Pará de Minas, o desafio não é diferente e o crescimento do índice provocou questionamentos sobre a aplicação de políticas públicas efetivas de controle e prevenção.
Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Cláudia Assunção destaca quais ações estão prevista pela pasta:
Clique e ouça Cláudia Assunção
Cláudia comenta sobre o destino do Centro POP, referência em acolhimento para pessoas em situação de rua no município:
Clique e ouça Cláudia Assunção
A secretária ainda fala sobre o tempo de permanência daqueles que não são naturais de Pará de Minas e como eles são enviados de volta para suas regiões:
Clique e ouça Cláudia Assunção
O número apurado em dezembro de 2024 é 14 vezes superior ao registrado onze anos atrás, quando havia 22.922 pessoas vivendo nas ruas no país. De lá pra cá, o aumento significativo passou a ser prioridade entre as cobranças destinadas ao governo.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
05/06/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
05/06/2026 - Vistorias reforçam segurança no transporte por aplicativo em Pará de Minas
05/06/2026 - Benedito Valadares será fechada para instalação de decoração junina
05/06/2026 - Junho Vermelho reforça alerta sobre a importância da doação de sangue
03/06/2026 - Pilates ganha espaço no Brasil e atrai público de todas as idades