A Secretaria Municipal de Saúde reforça alerta aos pará-minenses sobre cuidados relacionados ao período de sazonalidade da febre maculosa que vai até novembro. A região Macro Oeste, onde se encontra o município de Pará de Minas, é a mais acometida pela doença em Minas Gerais. A enfermidade pertence ao grupo de zoonoses causadas por bactérias transmitidas pelo carrapato-estrela contaminado.
Essa espécie de inseto pode ser encontrada em locais com a presença de animais domésticos como cães e cavalos ou animais da fauna silvestre como a capivara. A enfermeira referência técnica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Maria de Lourdes Liguori, cita os sintomas da febre maculosa:
Clique e ouça Maria de Lourdes Liguori
Com o aparecimento desses sinais, a orientação da profissional é procurar a unidade de saúde para avaliação médica. Segundo Maria de Lourdes Liguori, o tratamento é essencial para evitar as formas mais graves da doença:
Clique e ouça Maria de Lourdes Liguori
Ainda de acordo com a servidora, os profissionais de saúde da rede municipal estão preparados para oferecer avaliação clínica, tratamento adequado e orientações à população.
Por JC Notícias/ Com Informações da Prefeitura de Pará de Minas
Fotos: Prefeitura de Pará de Minas
03/04/2025 - Justiça suspende autorização para farmacêuticos prescreverem remédios
02/04/2025 - Terapeuta destaca técnicas que auxiliam o ser humano em diferentes ambientes
02/04/2025 - Declarantes podem ajudar instituições beneficentes com Imposto de Renda
02/04/2025 - MEC divulga lista de espera do Prouni 2025 do primeiro semestre
02/04/2025 - Inclusão social nos espaços de saber é comentada por profissional da educação