17/07/2025 às 08:27h
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou na última terça-feira (15/7), a interdição cautelar dos glicosímetros e tiras reagentes da marca OK-PRO. A medida foi motivada por solicitação do Ministério Público, que questionou a segurança e eficácia dos produtos distribuídos no âmbito do SUS.
A medida suspende temporariamente a distribuição, dispensação e uso dos produtos mencionados, até que as análises de contraprova e as avaliações sanitárias sejam concluídas.
A interdição afeta várias cidades, incluindo Pará de Minas, já que em 2024, a Secretaria Municipal de Saúde chegou a comprar os produtos da marca, como confirma o atual secretário da pasta, Gilberto Denoziro. Ainda segundo ele, pacientes e profissionais chegaram a reclamar da eficácia da marca:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Após receber o comunicado da Secretaria de Saúde do Estado, para garantir a manutenção do tratamento de saúde dos pacientes portadores de Diabetes insulino-dependentes, residentes em Pará de Minas, o município realizou uma compra emergencial de tiras reagentes para aferição de glicemia capilar da marca ACCU-CHECK, como confirma o secretário:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
O secretário explica que os pacientes que ainda tiverem em casa, glicosímetros e tiras dessa marca, não utilizem o material até que os novos produtos sejam adquiridos pelo município:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
A expectativa é de que produtos da nova marca cheguem ao município em até duas semanas. Assim que recebidos, os insumos adquiridos serão imediatamente dispensados aos pacientes assistidos.
Em caso de dúvidas, os pacientes podem procurar as unidades básicas de saúde, a Farmácia Municipal Central, e as farmácias-polo, ou ainda entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones: (37) 3233 5800 ou 0800 940 9402.
Por Sérgio Viana/Com informações da Prefeitura de Pará de Minas
Foto: Arquivo Espacial FM
21/02/2025 - Considerada polo regional, Pará de Minas recebe Feira de Avicultura e Suinocultura
20/02/2025 - Calor intenso pode afetar saúde de grupos vulneráveis como crianças e idosos
20/02/2025 - Dengue mata; Pará de Minas lança campanha de combate e prevenção
20/02/2025 - Humanize Consultoria em Gestão de Pessoas está anunciando vagas de emprego
19/02/2025 - Foi dada a ordem de serviço para o asfalto entre Bom Jesus do Pará e Córrego do Barro
19/02/2025 - Viajar de carro no Carnaval requer alguns cuidados dos motoristas