21/07/2025 às 08:32h
Secretário de Saúde fala sobre perspectivas da pasta para o segundo semestre!
As reclamações constantes sobre a saúde pública em Pará de Minas retratam um cenário de espera, desamparo e até negligência. Desde o início da gestão, secretários e o prefeito destacam a falta de dinheiro como o principal desafio do governo.
Segundo informações da Comissão de Saúde da Câmara, o número de atendimentos nos centros de saúde caíram drasticamente, ficando abaixo do registrado em 2024.
De acordo com o relatório, quando se trata de atendimentos especializados, na qual o paciente necessita de uma consulta com profissionais, como pneumologistas, ortopedistas, dermatologistas, o cenário é ainda mais preocupante. O tempo médio de espera para um retorno é de até 5 meses, a depender da especialidade.
A frente da pasta pela terceira vez (2001, 2004 e 2017), em mais de 20 anos, o médico ortopedista Gilberto Denoziro foi procurado pelo Jornal da Cidade e respondeu as demandas relativas ao atendimento médico especializado:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Inaugurado em 2020 com o objetivo de facilitar o direcionamento e especializar alguns atendimentos clínicos, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) também tem o serviço questionado pela população, como nas marcações de consultas e retornos médicos. O Jornal da Cidade questionou o titular da pasta, referente as perspectivas de avanços e melhorias nos serviços prestados a população de Pará de Minas:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
A dificuldade provocada pela falta de médicos na rede pública de saúde da cidade tem feito com que a Secretaria recorra a estagiários para os atendimentos à população. Na UPA, cerca de 4 profissionais trabalham e atendem cerca de 45 pacientes por turno.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
20/06/2025 - Moradora de Pará de Minas pede ajuda em busca de tratamento
18/06/2025 - Falta de mão de obra no campo revela desafios para a agricultura familiar
18/06/2025 - Saiba o que abre e fecha no ferido de Corpus Christi
18/06/2025 - Pará de Minas vai ficar mais “gelada” com a chegada do inverno
17/06/2025 - Aposentados já podem consultar respostas das entidades nos Correios
17/06/2025 - Doenças cardiovasculares crescem no período de frio