Em cinco anos, o número de gestantes com sífilis chegou a 12 em Pará de Minas. Aborto espontâneo, parto prematuro, má-formação do feto, surdez, entre outras complicações, estão relacionadas a essa doença na gravidez.
Para chamar a atenção da população quanto ao aumento da incidência de casos da Infecção Sexualmente Transmissível (ISTs) nos últimos meses, o Jornal da Cidade conversou com Dayane Brito, enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas, a qual fala do cenário epidemiológico e destaca os casos de sífilis em gestantes:
Clique e ouça Dayane Brito
A sífilis congênita pode se manifestar logo após o nascimento, durante ou após os primeiros dois anos de vida da criança. Dayane Brito ainda ressalta a importância de aderir ao tratamento quando confirmado a infecção:
Clique e ouça Dayane Brito
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que tem cura. Por nem sempre apresentar sintomas, principalmente nas fases iniciais, são muito importantes as testagens e o tratamento de forma correta. Procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima e faça o teste rápido de sífilis (com resultado em 30 minutos) ou o teste de sorologia.
Por Sérgio Pêgo/ Com informações da Sec. Est. de Saúde
Fotos: Espacial FM
02/07/2025 - Diversidade e Inclusão será pauta de encontro de profissionais na Fapam
02/07/2025 - Rodoviários da TURI continuam sem reajuste salarial em 2025
02/07/2025 - Festival do Biscoito e do Queijo em Pará de Minas vai unir arte e tradição
01/07/2025 - Sancionada a lei que pretende desburocratizar regularização de imóveis em Pará de Minas
30/06/2025 - Proerd Kids atendeu cerca de 200 crianças em Pará de Minas