31/03/2026 às 08:56h
Após o registro de casos de influenza aviária em 2025, que levou à decretação de emergência sanitária em Minas Gerais, o estado já se antecipa e reforça as ações de prevenção em 2026.Entre as medidas está a realização do “Exercício Simulado de Atendimento a Foco de Influenza Aviária”, que acontece entre os dias 13 e 17 de abril, em Pará de Minas e região. A proposta é treinar, na prática, a capacidade de resposta dos órgãos e instituições diante de uma possível ocorrência da doença, como explica o chefe do escritório municipal do IMA, Lucas Silva Jardim.
Clique e ouça Lucas Silva Jardim
A ação envolve cerca de 150 profissionais de diferentes regiões do estado, que vão participar das atividades de forma integrada. Durante o período, serão realizadas visitas a granjas e também a produtores de subsistência, sem aviso prévio. Apesar disso, o especialista tranquiliza a população e afirma que a iniciativa se trata apenas de uma simulação, sem foco real da doença e sem caráter punitivo, mesmo em caso de alguma irregularidade.
Clique e ouça Lucas Silva Jardim
A iniciativa busca, principalmente, alinhar procedimentos, testar estratégias e reforçar a preparação das equipes. Para a população, o momento é de colaboração e atenção às orientações, já que o objetivo é garantir uma resposta rápida e eficiente caso surja alguma situação real.
Por Sarah Faria
Foto: IMA / Divulgação
05/02/2026 - Hanseníase; os cuidados para não se contaminar com a doença
05/02/2026 - Especialistas denunciam violência contra pessoas idosas
05/02/2026 - Advogado reforça os canais de comunicação com o Procon em Pará de Minas
04/02/2026 - Abandono animal segue como desafio para as cidades; veterinária responsabiliza tutores
04/02/2026 - Advogado explica regras específicas para comprovação de atividade rural
04/02/2026 - Fies 2026 abre inscrições para processo seletivo do 1º semestre
03/02/2026 - Volta as aulas: Nutricionista orienta famílias sobre preparação de lancheira saudável