24/02/2025 às 07:25h
A doação de sangue teve queda significativa no Brasil desde a pandemia da covid-19. De acordo com o Posto Avançado de Coleta Externa do Hemominas, as doações continuam baixas se comparado com o mesmo período do ano passado.
Essa ação voluntária garante o abastecimento seguro e contínuo dos hemocentros para suporte de transfusões aos diversos pacientes na cidade que dependem de tratamentos de saúde.
Porém, a desinformação faz com que muitas pessoas tenham medo de doar sangue, seja por fake news, ou pelo mito de que a ação vicia, ou oferece algum risco a saúde. Fatos que são desmistificados por Fabíola Nogueira, responsável pelo posto de coleta no Hospital Nossa Senhora da Conceição:
Clique e ouça Fabíola Nogueira
A busca por informações para doar sangue também é importante. Como por exemplo, informar qualquer mudança no corpo ou o uso de determinados medicamentos. Fabíola Nogueira destaca que é realizada uma pré-triagem antes da doação, o que traz mais segurança para quem recebe e faz esse importante ato:
Clique e ouça Fabíola Nogueira
O Hemominas vai realizar mais um atendimento neste mês. Visando manter os estoques com quantidades suficientes para atender à demanda de pacientes com segurança, os interessados em doar poderão agendar pelo WhatsApp (37) 3233-5461 e contribuir com esse gesto tão importante. A próxima coleta está marcada para o dia 28 de fevereiro.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
02/06/2025 - Preço do feijão-carioca cai e consumo se sustenta após fechamento de safra agrícola
02/06/2025 - Grande número de imóveis fechados compromete combate a Dengue em Pará de Minas
30/05/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
30/05/2025 - Maio Laranja reforça combate a violações de direitos de crianças e adolescentes no país
30/05/2025 - Incêndio em mato alto de lote da prefeitura causa sujeira em casas do Cores de Minas
30/05/2025 - Reações à vacina da gripe: por que acontecem e quem está mais suscetível
29/05/2025 - Você já acertou as contas com o Leão? O prazo termina amanhã, dia 30
29/05/2025 - Ascipam reúne vencedores de mais uma etapa da Compra da Sorte Digital