10/03/2025 às 07:33h
O período de defeso, vigente de 1º de novembro a 28 de fevereiro atua com a finalidade de proteger a reprodução de espécies de peixes. Em Minas Gerais, diversas ações da Polícia Militar do Meio Ambiente foram realizadas.As restrições de pesca de peixes nativos nas bacias hidrográficas do Estado de Minas Gerais é assegurada na portaria 154/2011, que orienta sobre a pesca nesse período. Adriano Dutra, sargento no 3º Grupamento da Polícia Ambiental de Pará de Minas, conversou sobre o assunto com a equipe de reportagem do Jornal da Cidade:
Clique e ouça Adriano Dutra
Pará de Minas faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Pará com extensão de 310,6 km e atendendo a uma população de aproximadamente 700 mil pessoas. Demandas relativas a inúmeras práticas de crimes ambientais são atendidas diariamente pela Polícia Militar de Meio Ambiente, como também destaca o sargento:
Clique e ouça Adriano Dutra
A Polícia Militar de Meio Ambiente, no entanto, reforça a importância do respeito às regras para preservação de espécies aquáticas. Em Minas Gerais, nos quatro meses, as operações de fiscalização resultaram na apreensão de 123 kg de pescado ilegal e na prisão de duas pessoas por pesca predatória. Ainda segundo a polícia, no ano passado, mais de 200 autuações foram registradas no estado durante o período de defeso.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
20/03/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
20/03/2026 - Nova creche pode triplicar vagas e reduzir fila de espera em São José da Varginha
19/03/2026 - Fórum em Pará de Minas amplia debate sobre violência contra mulheres
19/03/2026 - Engenheiro do HNSC atua como voluntário em missão técnica após tragédia em Juiz de Fora
19/03/2026 - Suposto vandalismo na Mina de Padre Libério em São José da Varginha revolta população
18/03/2026 - Mudanças no INSS 2026 entram em vigor e exigem atenção dos contribuintes
18/03/2026 - Sicoob Credirural anuncia mais uma edição do Consórcio Premiado para os cooperados