17/09/2025 às 08:36h
Nos últimos dias, a Mobilidade Urbana tem sido uma das principais pautas de conversas e encontros entre o Executivo e o Legislativo de Pará de Minas. Há anos, o assunto vem sendo motivo de reuniões, audiências e de cobranças por melhorias para o setor de transporte coletivo urbano.
Contudo, representantes da Turi, Câmara e Prefeitura reuniram recentemente para apresentar um plano com eventuais mudanças no trânsito de lotações pelas ruas do centro da cidade. Em horários de pico, o congestionamento provoca a espera e estresse aos condutores.
Diante da novidade, os responsáveis desejam estruturar um Terminal, próximo a Praça Torquato de Almeida, onde historicamente funciona como o principal ponto de embarque e desembarque de passageiros na cidade.
A ideia visa melhorias na mobilidade urbana, e também desafogar o trânsito da Rua Benedito Valadares. Os deslocamentos de usuários do serviço se daria até o Centro da cidade e, no camelódromo, os mesmos poderiam seguir para outros bairros.
A principal e mais movimentada via da cidade, deve passar por alterações e não vai contar com a presença das lotações. José Pires, gerente da Turi, empresa responsável pela operação na cidade, conversou com o JC Notícias e deu mais detalhes:
Clique e ouça José Pires
O representante da Turi explicou que os itinerários que passam pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) não vão sofrer alteração ou deixar de atender ao cidadão. A situação financeira da empresa também segue como o maior desafio operacional da Turi, como destaca José Pires:
Clique e ouça José Pires
A partir do dia 5 de outubro, o projeto-piloto vai ser implementado em fase de teste, funcionando inicialmente aos domingos. O valor do bilhete da passagem em Pará de Minas atualmente é de R$4,40, mas segundo a empresa, um reajuste não é descartado. Em relação a alteração no preço, estima-se que o município e concessionária estudam o valor de R$ 6,40.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
05/02/2026 - Hanseníase; os cuidados para não se contaminar com a doença
05/02/2026 - Especialistas denunciam violência contra pessoas idosas
05/02/2026 - Advogado reforça os canais de comunicação com o Procon em Pará de Minas
04/02/2026 - Abandono animal segue como desafio para as cidades; veterinária responsabiliza tutores
04/02/2026 - Advogado explica regras específicas para comprovação de atividade rural
04/02/2026 - Fies 2026 abre inscrições para processo seletivo do 1º semestre
03/02/2026 - Volta as aulas: Nutricionista orienta famílias sobre preparação de lancheira saudável