07/08/2026 às 07:37h
Reconhecer um surto logo nos primeiros sinais pode fazer toda a diferença para evitar que uma doença se espalhe. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Pará de Minas iniciou um ciclo de capacitações voltado às Doenças Diarreicas Agudas e aos surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTHA), reforçando a preparação dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento.
Promovida pelo Núcleo de Educação Permanente da Vigilância Sanitária, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, a iniciativa começou com as equipes da UPA 24h e, ao longo desta semana, também contemplou novos profissionais da unidade e do Pronto Atendimento da Unimed. O objetivo é aprimorar a identificação, a notificação e a condução desses casos, tornando a resposta mais rápida e eficiente quando houver suspeita de surtos.
A chefe da Vigilância Sanitária, Érica Barbosa, destaca que a capacitação reforça a importância do trabalho preventivo e da qualificação constante das equipes de saúde:
Clique e ouça Érica Barbosa
Responsável por conduzir os treinamentos, a referência técnica, Erika Gonçalves, explica que a troca de conhecimentos fortalece a atuação dos profissionais e melhora a integração entre os serviços:
Clique e ouça Érica Barbosa
Quem participou da primeira turma também aprovou a iniciativa. A enfermeira da UPA Pediátrica, Aline Xavier, conta que o treinamento ampliou seu olhar técnico e trouxe mais segurança para a tomada de decisões durante o atendimento aos pacientes:
Clique e eouça Aline Xavier
Com a conclusão desta etapa de capacitações, a expectativa é fortalecer ainda mais a rede de saúde do município, garantindo, assim, um atendimento cada vez mais preparado para identificar riscos, agir rapidamente e proteger toda a população.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
21/02/2025 - Demanda por excursões para o Carnaval cresce em Pará de Minas
21/02/2025 - Eventos carnavalescos vão agitar o fim de semana em Pará de Minas
21/02/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
21/02/2025 - Considerada polo regional, Pará de Minas recebe Feira de Avicultura e Suinocultura
20/02/2025 - Calor intenso pode afetar saúde de grupos vulneráveis como crianças e idosos