22/01/2026 às 08:29h
Na última semana, a lei 15.100, que proíbe o uso de celulares em escolas, completou um ano de vigência. A norma tem como objetivo reduzir distrações no ambiente escolar, priorizar o engajamento em atividades pedagógicas e parar o uso inadequado de dispositivos eletrônicos por parte dos alunos.
Na avaliação do Ministro da Educação, Camilo Santana, a restrição do uso de celulares tem sido benéfica para os alunos. Segundo dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil tem quase 90% de pessoas de 10 anos ou mais com telefone móvel para uso pessoal.
Edesio de Carmo, professor da rede pública de ensino em Pará de Minas, comentou a aplicação e os efeitos da Lei nas salas de aula da Escola Estadual Fernando Otávio. O profissional avaliou de forma positiva a restrição do uso de aparelhos telefônicos:
Clique e ouça Edésio de Carmo
Um estudo recente apontou que 80% dos estudantes brasileiros disseram se distrair e ter dificuldades de concentração nas aulas de matemática por causa do celular. O professor Edésio percebeu algumas mudanças no comportamento dos alunos como maior comprometimento diante dos conteúdos apresentados:
Clique e ouça Edésio de Carmo
Outros pontos positivos levantados são a concentração, atenção, interação com colegas de sala, alunos menos ansiosos e professores menos sobrecarregados quando se fala em chamar a atenção do aluno pelo uso dos smartphones. O hábito de realizar atividades fora das telas também, como adesão às atividades lúdicas, esportivas e culturais.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
10/09/2025 - População manifesta apreensão após encerramento de serviço de saúde em Pará de Minas
09/09/2025 - Atropelamento está entre as principais causas de mortes de animais silvestres
09/09/2025 - Vereadores articulam nomes para assumir a presidência da Câmara em Pará de Minas
08/09/2025 - Os principais desafios na procura de um emprego
08/09/2025 - Marcha para Jesus vai reunir milhares de fiéis em Pará de Minas