12/01/2026 às 07:40h
Temporada de chuvas é um período de alerta para a população. Além dos cuidados básicos dentro e fora de casa para evitar a criação do mosquito Aedes aegypti, os moradores também precisam redobrar a atenção com os vírus respiratórios que circulam.
O que vem chamando a atenção da Secretaria Municipal de Saúde são os casos de covid-19. Os registros de atendimentos nas Unidades de Saúde aumentaram também. Mesmo com duas mortes registradas em 2025, o alerta com a contaminação continua, como destaca a enfermeira referência técnica da Vigilância Epidemiológica de Pará de Minas, Maria de Lourdes Liguori:
Clique e ouça Maria de Lourdes Liguori
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a cidade registrou 186 casos de covid durante 2025. Mas, um dado chama atenção: de novembro do ano passado até o dia 31 de dezembro, 74 casos foram confirmados, revelando uma crescente nos casos da doença em Pará de Minas.
Segundo a enfermeira, algumas dicas podem contribuir para os cuidados com a saúde, como higienização das mãos, uso de máscaras e a vacinação. Essas medidas devem ser observadas principalmente pelos grupos mais vulneráveis a doença:
Clique e ouça Maria de Lourdes Liguori
As Unidades Básicas de Saúde estão aptas para receber pacientes com sintomas de doenças sazonais que são comuns como as gastroenterites, virais e infecciosas. Ao apresentar algum dos sintomas gripais, além de enjoos, vômito, febre, cansaço, tosse seca, perda do paladar, o recomendado é procurar um atendimento médico o quanto antes.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: JC Notícias
22/01/2025 - PAS: Prefeitura mantêm pagamento de beneficio aos servidores públicos
21/01/2025 - Calor e período chuvoso aumentam ocorrências com animais peçonhentos
21/01/2025 - Direito do Consumidor: O que é importante saber sobre viagens e passagens aéreas
20/01/2025 - Bombeiro Mirim: Inscrições para primeira turma de 2025 estão abertas
20/01/2025 - Colônia de Férias do Patronato faz a alegria da criançada
20/01/2025 - Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida