Capa da Página Corregedoria da GCM apura denúncia de disparos de arma de fogo contra caminhonete em fuga, por parte de agentes em Pará de Minas - Policial - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Policial

05/09/2025 às 09:05h

Corregedoria da GCM apura denúncia de disparos de arma de fogo contra caminhonete em fuga, por parte de agentes em Pará de Minas

Facebook

Há aproximadamente duas semanas, o Departamento de Jornalismo da Espacial recebeu informações sobre uma ocorrência de responsabilidade da Guarda Civil Municipal (GCM), a qual agentes teriam feito disparos de arma de fogo contra uma caminhonete que estaria em fuga em Pará de Minas. Segundo a informação, o veículo ficou com várias marcas de tiros na lataria, sendo apreendido e o motorista detido.

Diante das informações, no dia 25 de agosto, dois dias após o fato, nossa reportagem procurou o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Lucas Costa, o qual buscou informações junto ao Boletim de Ocorrência (B.O), registrado no dia 23/8, que não relatava os disparos, mas que o veículo estava com danos na lataria devido a fuga.

Na ocorrência, já divulgada no Noticiário Policial do Jornal da Cidade, os agentes informaram que durante patrulhamento no centro de Pará de Minas, uma equipe GCM visualizou a caminhonete Fiat Strada, cor prata com som automotivo extremamente alto. Assim, foi dada ordem de parada ao condutor, que desobedeceu, vindo a fugir.


Dessa forma, foi realizado o acompanhamento do condutor que seguiu pela Avenida Professor Mello Cançado, posteriormente acessando a rodovia BR-262, sentido Belo Horizonte, forçando ainda passagem no pedágio de Florestal, retornando logo após sentido Pará de Minas.

Ao entrar novamente na cidade, o suspeito desembarcou do veículo em um posto de combustíveis, tentando fugir apé, sendo interceptado pelos agentes da GCM.


Segundo os agentes, o homem de 29 anos afirmou que fugiu, pois teria ingerido 5 latas de cerveja, momentos antes de assumir a direção. Portanto, foi comunicada a prisão do condutor e seu veículo foi removido para o pátio do Detran.

Porém, nessa semana, nosso Departamento de Jornalismo foi novamente procurado e recebeu novas acusações sobre os disparos de arma de fogo que teriam sido feitos contra o veículo, por parte dos guardas.

O questionamento dos denunciantes foi pelo fato de que os agentes ainda não tem autorização do Município de Pará de Minas para portarem armas durante o exercício da função.

Inclusive, a informação voltou a repercutir na imprensa local, nessa quinta-feira (4/9). Diante da repercussão, procuramos novamente o comandante da Guarda Civil Municipal, Lucas Costa, o qual não quis gravar entrevista a princípio, mas enviou nota informando que:

A Guarda Civil Municipal de Pará de Minas informa que está apurando, rigorosamente, o fato ocorrido em uma ocorrência, supostamente envolvendo disparo de arma de fogo, durante abordagem envolvendo veículo em fuga.

A Corregedoria da Guarda Civil Municipal já instaurou procedimento, para verificar todas as circunstâncias da ocorrência, garantindo a devida transparência e responsabilização, caso confirmada qualquer irregularidade.

Reiteramos nosso compromisso com a legalidade, a disciplina e a preservação da vida, que são valores fundamentais de nossa atuação.

Nossa reportagem também procurou a Polícia Civil, porém fomos informados que por enquanto não haverá manifestação sobre o caso.

Por JC Notícias

Foto: GCM 


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: