Capa da Página Ter um animal de estimação facilita a paquera? Especialistas opinam - Indicadores - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Indicadores

03/09/2025 às 08:47h

Ter um animal de estimação facilita a paquera? Especialistas opinam

Facebook

A estudante Caroline Aguiar, de 18 anos, nunca curtiu a foto de ninguém só porque a pessoa aparecia ao lado de um cachorro ou gato. “Ter um animal de estimação para mim não é critério para namorar”, assegura. Auxiliar administrativo, Samir Alves, de 28 anos, afirma que não se relacionaria com alguém que não gosta de animais. “Isso atrapalharia um pouco. Para gostar de mim, tem que gostar do meu cachorro”, confirma.

Ele nunca saiu com o companheirinho de quatro patas a fim de paquerar, mas conhece pessoas que já usaram essa estratégia. É o caso de Filipe Coelho, consultor financeiro, de 22 anos. “Sempre tive animais de estimação. Quando a gente namora é pensando em casar, então ficaria difícil me relacionar com alguém que não gosta de pets”, diz Filipe. Para a psicóloga Zélia de Lima, de 46 anos, “não tem como a pessoa fingir que gosta de animal de estimação, até porque o animal também sente”. 

Apesar das respostas diversas, uma pesquisa do aplicativo de paquera Happn revelou que 58% dos brasileiros já curtiram alguém só por ter pet na foto. Entre mulheres de 26 a 35 anos, 40% disseram achar alguém muito mais atraente quando aparece ao lado de um bichinho. Além disso, 44% dos usuários acreditam que os pets ajudam a fortalecer vínculos, enquanto 31% confessaram que teriam dificuldade em se relacionar com quem não gosta de animais.

A pesquisa mostra ainda que 66% dos usuários solteiros têm pet: cachorros são maioria (77%), seguidos pelos gatos (38%). E essa relação não pára na foto: 29% já pensaram em levar o bichinho para um encontro, e 16% já levaram de fato. Entre os homens acima de 36 anos, o número sobe para 22%. E detalhe: 45% dos solteiros disseram que adorariam se o crush aparecesse com pet no primeiro encontro. 

Com informações O Tempo 

Foto: Espacial FM 

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: