28/03/2025 às 08:40h
O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) alerta a população sobre uma nova tentativa de golpe utilizando o nome da Instituição. Nessa quinta-feira (27/3), diversos setores da unidade de saúde receberam telefonemas suspeitos, solicitando informações de pacientes internados. O objetivo dos criminosos, segundo casos registrados em anos anteriores, é utilizar esses dados para extorquir familiares, solicitando pagamentos indevidos para exames ou procedimentos médicos.
Golpistas costumam se passar por funcionários do Hospital, afirmando que determinada quantia precisa ser depositada com urgência para que um exame seja realizado. Aproveitando-se do estado emocional dos familiares, os criminosos fornecem um número de PIX e pressionam as vítimas a fazerem o pagamento imediatamente.
A diretoria do HNSC reforça que não realiza solicitações de pagamento por telefone ou mensagens e orienta os familiares a desconsiderarem qualquer pedido dessa natureza. Em caso de dúvida, a recomendação é entrar em contato diretamente com a Instituição pelos canais oficiais.
Para evitar que mais pessoas caiam nesse tipo de golpe, colaboradores do HNSC já passaram em cada leito alertando pacientes e familiares sobre a tentativa de estelionato e reforçando que a instituição não faz pedidos de pagamento dessa forma.
Além disso, o HNSC pede que qualquer tentativa de golpe seja comunicada à polícia, para que as autoridades possam investigar e coibir essas ações criminosas.
Crimes de estelionato continuam em alta
Nos últimos anos, os golpes envolvendo estelionato cresceram de forma alarmante no Brasil. Segundo Relatório de Identidade e Fraude 2025, do Serasa Experian, metade dos brasileiros (51%) foi vítima de alguma fraude no ano passado. Desses, 54,2% tiveram prejuízo financeiro.
As instituições de saúde costumam ser alvos frequentes desses crimes, pois os golpistas se aproveitam da vulnerabilidade emocional de quem tem um familiar hospitalizado.
O HNSC informa que segue comprometido em proteger seus pacientes e familiares, reforçando a importância da informação e da prevenção para evitar novos casos.
Com informações da Assessoria do HNSC
Foto: Arquivo Espacial FM
01/12/2025 - Grave acidente no Ronaldo de Castro Alves termina com um homem ferido
01/12/2025 - Caminhão carregado com tecido pega fogo na BR-262
01/12/2025 - Dois homens morrem após acidente entre carro e carreta na BR-494
01/12/2025 - Casal suspeito de assassinato de homem é preso em Papagaios
01/12/2025 - Detentos que fugiram de penitenciária são recapturados; um segue foragido
29/11/2025 - Avião ultrapassa limite da pista e cai em vala no aeroporto de Pará de Minas
29/11/2025 - PM realiza operação Black Friday em Pará de Minas
29/11/2025 - Irregularidades em bebidas são encontradas durante operação em Itaúna
29/11/2025 - Suspeito de estuprar o enteado de 14 anos é preso pela Polícia Civil