28/03/2025 às 08:40h
O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) alerta a população sobre uma nova tentativa de golpe utilizando o nome da Instituição. Nessa quinta-feira (27/3), diversos setores da unidade de saúde receberam telefonemas suspeitos, solicitando informações de pacientes internados. O objetivo dos criminosos, segundo casos registrados em anos anteriores, é utilizar esses dados para extorquir familiares, solicitando pagamentos indevidos para exames ou procedimentos médicos.
Golpistas costumam se passar por funcionários do Hospital, afirmando que determinada quantia precisa ser depositada com urgência para que um exame seja realizado. Aproveitando-se do estado emocional dos familiares, os criminosos fornecem um número de PIX e pressionam as vítimas a fazerem o pagamento imediatamente.
A diretoria do HNSC reforça que não realiza solicitações de pagamento por telefone ou mensagens e orienta os familiares a desconsiderarem qualquer pedido dessa natureza. Em caso de dúvida, a recomendação é entrar em contato diretamente com a Instituição pelos canais oficiais.
Para evitar que mais pessoas caiam nesse tipo de golpe, colaboradores do HNSC já passaram em cada leito alertando pacientes e familiares sobre a tentativa de estelionato e reforçando que a instituição não faz pedidos de pagamento dessa forma.
Além disso, o HNSC pede que qualquer tentativa de golpe seja comunicada à polícia, para que as autoridades possam investigar e coibir essas ações criminosas.
Crimes de estelionato continuam em alta
Nos últimos anos, os golpes envolvendo estelionato cresceram de forma alarmante no Brasil. Segundo Relatório de Identidade e Fraude 2025, do Serasa Experian, metade dos brasileiros (51%) foi vítima de alguma fraude no ano passado. Desses, 54,2% tiveram prejuízo financeiro.
As instituições de saúde costumam ser alvos frequentes desses crimes, pois os golpistas se aproveitam da vulnerabilidade emocional de quem tem um familiar hospitalizado.
O HNSC informa que segue comprometido em proteger seus pacientes e familiares, reforçando a importância da informação e da prevenção para evitar novos casos.
Com informações da Assessoria do HNSC
Foto: Arquivo Espacial FM
10/01/2026 - Mãe é presa por suspeita de maus-tratos contra bebê de 9 meses em Itaúna
10/01/2026 - Suspeito de assalto em Pitangui é preso em Itaúna
10/01/2026 - PM prende foragido da Justiça que estava com documento falso
10/01/2026 - Celular é interceptado dentro de marmita em presídio; homem que fez entrega foi detido
10/01/2026 - Vazamento de óleo provoca vários acidentes na MG-050
10/01/2026 - Mulher morre após batida frontal entre caminhonete e caminhão na MG-170
10/01/2026 - Chefe de Organização Criminosa no estado do Ceará é preso pela PRF na BR-262