20/02/2026 às 09:20h
O ex-vice-prefeito de Itaúna, Hidelbrando Canabrava Rodrigues Neto (PL), retornou ao Brasil e cumpre prisão domiciliar com monitoração eletrônica desde 9 de fevereiro de 2026, por decisão judicial.
Ele é investigado pela Polícia Federal no âmbito da Operação Rejeito, que apura um suposto esquema bilionário de corrupção no setor de mineração em Minas Gerais.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Hidelbrando utiliza tornozeleira eletrônica e deve cumprir as medidas cautelares determinadas pela Justiça enquanto as investigações seguem em andamento.
Em janeiro, a Câmara Municipal declarou a extinção e a vacância do cargo de vice-prefeito após ele ter deixado o país por mais de 15 dias sem autorização do Legislativo, o que contraria a Lei Orgânica do Município. À época, o Legislativo informou ter recebido certidão confirmando que ele permaneceu no exterior além do prazo permitido.
A Prefeitura reiterou que atualmente o município não possui vice-prefeito e não haverá substituição para o posto. Em caso de eventual afastamento do prefeito, o presidente da Câmara deverá assumir interinamente o Executivo.
Hidelbrando deixou o Brasil dois dias antes da deflagração da operação. Com o retorno, passou a responder ao processo em território nacional, sob monitoramento e restrições.
Com informações do G1.
24/05/2025 - Homem fica gravemente ferido após ser atropelado na MG-050
24/05/2025 - Polícia Militar apreende notas falsas e prende quatro suspeitos
24/05/2025 - PM apreende pés de maconha e detém dupla por tráfico de drogas
24/05/2025 - Homem que mantinha ‘casa estufa’ para cultivar maconha é preso com 15 pés da droga
23/05/2025 - Suspeito de latrocínio em Pará de Minas é preso na Paraíba
23/05/2025 - Procurado pela Justiça com passagens por estupro e outros crimes é preso em Pequi
23/05/2025 - Motociclista inabilitado é detido após empinar moto na frente de viatura na MG-060