20/02/2026 às 09:20h
O ex-vice-prefeito de Itaúna, Hidelbrando Canabrava Rodrigues Neto (PL), retornou ao Brasil e cumpre prisão domiciliar com monitoração eletrônica desde 9 de fevereiro de 2026, por decisão judicial.
Ele é investigado pela Polícia Federal no âmbito da Operação Rejeito, que apura um suposto esquema bilionário de corrupção no setor de mineração em Minas Gerais.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Hidelbrando utiliza tornozeleira eletrônica e deve cumprir as medidas cautelares determinadas pela Justiça enquanto as investigações seguem em andamento.
Em janeiro, a Câmara Municipal declarou a extinção e a vacância do cargo de vice-prefeito após ele ter deixado o país por mais de 15 dias sem autorização do Legislativo, o que contraria a Lei Orgânica do Município. À época, o Legislativo informou ter recebido certidão confirmando que ele permaneceu no exterior além do prazo permitido.
A Prefeitura reiterou que atualmente o município não possui vice-prefeito e não haverá substituição para o posto. Em caso de eventual afastamento do prefeito, o presidente da Câmara deverá assumir interinamente o Executivo.
Hidelbrando deixou o Brasil dois dias antes da deflagração da operação. Com o retorno, passou a responder ao processo em território nacional, sob monitoramento e restrições.
Com informações do G1.
17/12/2025 - Adolescente é detido por tráfico de drogas em Papagaios
17/12/2025 - Motociclista fica gravemente ferido após acidente na MG-050
17/12/2025 - PRF apreende “Ice Nug” dentro do tanque de combustível de um automóvel na BR-262
16/12/2025 - Jovem é preso após praticar ‘delivery’ de drogas em Pará de Minas
16/12/2025 - Foragido da Justiça com diversas passagens criminais é preso no Santos Dumont
16/12/2025 - Adolescente é detido por tráfico de drogas em Maravilhas
16/12/2025 - PM prende suspeito de tráfico e apreende drogas, além de veículo clonado