De segunda a sexta, das 8h as 17h
29/01/2026 às 07:42h
Uma operação da Polícia Militar de Meio Ambiente desarticulou na última terça-feira (27/1), um local utilizado para a prática ilegal de rinha de galos na zona urbana de Pedra do Indaiá, no Centro-Oeste de Minas. A ação foi motivada por uma denúncia anônima.
Ao chegarem à residência indicada, os militares constataram que as aves eram mantidas em condições precárias. Segundo o relatório da ocorrência, os animais estavam sem acesso à água e alimentação, confinados em espaços reduzidos e sujos.
Durante a inspeção física, os policiais identificaram que diversos galos apresentavam mutilações nas esporas; lesões graves na pele e na crista; além de sinais evidentes de exaustão e maus-tratos.
No local, também foi apreendido um kit completo para a prática criminosa, incluindo seringas, medicamentos, esporas artificiais, biqueiras de borracha e uma arena utilizada para o treinamento e combate das aves.
Um homem de 31 anos, responsável pelo local, confessou a participação na atividade ilícita durante a abordagem. Ele recebeu voz de prisão em flagrante e assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer à justiça. Além da esfera criminal, o autor foi autuado administrativamente com multas ambientais e teve a atividade suspensa imediatamente.
Resgate dos animais
Todo o material foi destruído e descartado em um aterro sanitário. Já os quatro galos resgatados foram encaminhados para a Fazenda Laboratório da UNIFOR/MG, em Formiga. No local, as aves receberão cuidados veterinários especializados e passarão por um processo de ressocialização para tentar reverter os danos causados pelo treinamento de combate.
Com Informações da Itatiaia
Foto: PMMG
13/09/2025 - Polícia Civil conclui inquérito que apurou tentativa de homicídio em Divinópolis
13/09/2025 - Preso o suspeito de estuprar a enteada de 13 anos
12/09/2025 - PRF prende irmãos transportando medicamento irregular na BR-262
12/09/2025 - Casal é preso com grande quantidade de drogas em veículo
12/09/2025 - Polícia Civil investiga casa de apostas e cumpre buscas por suspeitos
12/09/2025 - Polícia Civil indicia filho suspeito de estuprar a própria mãe
11/09/2025 - Família de Itaúna pede ajuda para encontrar homem desaparecido
11/09/2025 - Motociclista fica ferido após acidente na rodovia Pará/Florestal
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h
