07/05/2025 às 08:29h
Uma operação da Polícia Federal (PF), batizada de Egrégora, deflagrada na manhã desta terça-feira (6), mira um grupo criminoso investigado por fraudes milionárias contra os cofres da União. A ação cumpre três mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão em Belo Horizonte e nas cidades de Betim e Contagem, na região metropolitana da capital mineira.
De acordo com as investigações da PF, o prejuízo estimado gira em torno de R$ 11,5 milhões. O grupo criminoso desenvolveu um esquema sofisticado para fraudar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que consistia na criação de pessoas fictícias e na falsificação de documentos como certidões de nascimento, identidades e comprovantes de residência. O principal alvo das fraudes eram os benefícios assistenciais destinados a idosos de baixa renda.
Além do prejuízo já causado, a PF informou ainda que a operação Egrégora conseguiu evitar um dano adicional de mais de R$ 5,2 milhões aos cofres públicos. Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado e associação criminosa, cujas penas, somadas, podem chegar há vários anos de prisão. As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos e a extensão total da atuação da quadrilha.
Com informações Hoje em Dia
Foto: PF
07/01/2026 - Mulher é ameaçada, agredida e quase atropelada pelo ex-companheiro no Padre Libério
07/01/2026 - Carros são apreendidos por som extremamente alto no centro de Pará de Minas
07/01/2026 - PM prende suspeito por tráfico de drogas e apreende cocaína, crack, dinheiro e celular
07/01/2026 - Homem é preso com arma de fogo após realizar disparos de dentro de caminhonete
07/01/2026 - Suspeito de ameaçar namorada é preso com arma de fogo
07/01/2026 - Rodovias federais em Minas registram 18 mortes e 236 feridos na semana do Ano Novo
06/01/2026 - Dupla é presa com drogas na Vila Nossa Senhora Aparecida
06/01/2026 - PM inicia 2026 com prisão de 4 Foragidos da Justiça em Pará de Minas e cidades vizinhas
06/01/2026 - Homem que planejava esfaquear desafeto é preso pela PM