07/05/2025 às 08:29h
Uma operação da Polícia Federal (PF), batizada de Egrégora, deflagrada na manhã desta terça-feira (6), mira um grupo criminoso investigado por fraudes milionárias contra os cofres da União. A ação cumpre três mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão em Belo Horizonte e nas cidades de Betim e Contagem, na região metropolitana da capital mineira.
De acordo com as investigações da PF, o prejuízo estimado gira em torno de R$ 11,5 milhões. O grupo criminoso desenvolveu um esquema sofisticado para fraudar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que consistia na criação de pessoas fictícias e na falsificação de documentos como certidões de nascimento, identidades e comprovantes de residência. O principal alvo das fraudes eram os benefícios assistenciais destinados a idosos de baixa renda.
Além do prejuízo já causado, a PF informou ainda que a operação Egrégora conseguiu evitar um dano adicional de mais de R$ 5,2 milhões aos cofres públicos. Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado e associação criminosa, cujas penas, somadas, podem chegar há vários anos de prisão. As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos e a extensão total da atuação da quadrilha.
Com informações Hoje em Dia
Foto: PF
29/04/2025 - Motorista embriagado e inabilitado é detido na rodovia Pará/Florestal
29/04/2025 - Idoso suspeito de tráfico é preso com mais de 10 barras de maconha
28/04/2025 - Morador em situação de rua é preso por estupro e furto em Pará de Minas
28/04/2025 - Motorista com CNH falsa é preso na MG-431, em Pará de Minas
28/04/2025 - PM apreende grande quantidade de drogas e prende dois suspeitos de tráfico
26/04/2025 - Homem é preso após furtar carnes em supermercado da Vila Raquel
26/04/2025 - Homem com mandado de prisão em aberto é preso na Praça Torquato de Almeida