Capa da Página Polícia investiga assassinato de detento próximo a Pio Canedo em Pará de Minas - - Policial - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Policial

09/12/2025 às 09:06h

Polícia investiga assassinato de detento próximo a Pio Canedo em Pará de Minas

Facebook

A Polícia Civil está investigando a morte do detento Leonardo Francisco, de 40 anos, executado a tiros na tarde do último sábado (6/12), na área externa da Penitenciária Doutor Pio Canedo, em Pará de Minas.

Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) Leonardo foi morto no momento em que retornava do trabalho externo. O custodiado estava no sistema prisional desde setembro de 2024, após transferência do Presídio Antônio Dutra Ladeira.

Os suspeitos do crime fugiram. O veículo que supostamente foi usado no assassinato foi encontrado incendiado nas proximidades da unidade. A Polícia Militar (PM) e o SAMU foram acionados imediatamente, sendo confirmada a morte de Leonardo Francisco no local.

A Polícia Civil realizou os trabalhos técnicos, liberou a área e seguirá as investigações com apoio da Polícia Penal. A motivação para o crime está sendo apurada.


As autoridades suspeitam que o homicídio seja um acerto de contas, um padrão de violência que infelizmente já vitimou outros detentos do semiaberto na região neste ano. A Polícia Militar (PM) informou que segue à procura dos suspeitos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio no carro usado no crime, que estava na Estrada dos Costas, próximo à penitenciária de Pará de Minas. Os militares atuaram no combate às chamas, evitando que o fogo se espalhasse para a vegetação próxima.

Segundo informações apuradas, a vítima, que atendia pelos apelidos de “Negrete” e “Pai”, estava presa por associação ao tráfico e era suspeita de coordenar o tráfico de drogas na região da Vila Senhor dos Passos, conhecida como Buraco Quente, comunidade da Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte.

Por JC Notícias

Foto: Corpo de Bombeiros


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: