Capa da Página Presídio de Pará de Minas está entre as unidades que foi alvo de megaoperação da Polícia Penal que transferiu líderes de facções para isolamento - - Policial - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Policial

12/12/2025 às 09:16h

Presídio de Pará de Minas está entre as unidades que foi alvo de megaoperação da Polícia Penal que transferiu líderes de facções para isolamento

Facebook

Nessa quinta-feira (11/12), cerca de mil policiais penais de Minas Gerais foram mobilizados para a deflagração da “Operação Sinapse”. Coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a megaoperação tem como foco o combate qualificado ao crime organizado dentro do sistema prisional, com a transferência de líderes de facções para unidades de segurança máxima e setores de isolamento.


A ação foi executada simultaneamente em dez unidades prisionais, abrangendo mais de 12 municípios mineiros, incluindo cidades como Patrocínio, Uberlândia, Uberaba e Pará de Minas, conforme informado ao JC Notícias. A população carcerária envolvida nas varreduras e buscas soma aproximadamente 2 mil presos.


A Sejusp classificou a “Operação Sinapse” como uma ação estratégica, preventiva e repressiva, desenhada para fortalecer o controle institucional, com o objetivo de interromper fluxos ilícitos de comunicação, desarticular as lideranças internas das facções e restabelecer padrões rigorosos de disciplina e ordem nas cadeias.


Novas informações serão divulgadas em breve. O Governo de Minas Gerais não descarta novas ações nos próximos dias para consolidar o enfraquecimento das estruturas de comando do crime organizado dentro de suas unidades prisionais.

Por JC Notícias

Foto: Sejusp


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: