22/10/2025 às 08:44h
Três mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta terça-feira (21) em Piumhi e Bambuí, durante a operação "Sanare", que apura um esquema de desvio de recursos no Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Piumhi.
A ação foi deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Passos e da 1ª Promotoria de Justiça de Piumhi.
Os investigados tiveram R$ 4,5 milhões embens bloqueados por decisão da Justiça, além da quebra de sigilos bancário, fiscal e de dados dos dispositivos apreendidos. A Justiça também determinou a suspensão das atividades de cinco empresas ligadas ao grupo e impôs medidas cautelares a quatro investigados.
Segundo o MPMG, as fraudes afetaram o atendimento médico-hospitalar da população de pelo menos 11 municípios que integram o consórcio.
As investigações apontaram pagamentos indevidos feitos com senhas bancárias criadas irregularmente, contratação de empresas de fachada e destruição de provas. Durante os trabalhos, foram encontrados vestígios de documentos queimados e fragmentados, entre eles prontuários médicos e registros financeiros.
Os nomes dos alvos não foram divulgados, e o Ministério Público não informou quais objetos foram apreendidos.
Com informações G1
17/01/2025 - Jovem é preso por tráfico de drogas no bairro São Paulo
17/01/2025 - Foragido da Justiça é preso com drogas no Padre Libério
17/01/2025 - Homem é preso após esfaquear outro durante briga
17/01/2025 - Homem é vítima de tentativa de homicídio em Pitangui
17/01/2025 - Homem tira a própria vida após balear a companheira
17/01/2025 - Quase meia tonelada de cocaína e maconha é apreendida na MG-050!
16/01/2025 - Homem é preso com bicicleta e celular furtados em Pará de Minas
16/01/2025 - Homem é preso após furtar em aviário no bairro Santos Dumont