Novamente na lista das Cidades Mais Acolhedoras do Mundo, feita pela Booking, a mineira Monte Verde é repleta de natureza, montanhosa, com lindos cafés e restaurantes, o que permitiu que a região subisse três posições na comparação com o ano passado e ficasse em 6º lugar no ranking. O distrito do município de Camanducaia, no Sul de Minas (a cerca de 520 quilômetros de Belo Horizonte), tem 71 anos e uma população de apenas 4.132 habitantes.
Em 2022, o prêmio chegou à 10ª edição e foi concedido a partir de cerca de 232 milhões de avaliações de viajantes verificadas na plataforma. Os turistas brasileiros e estrangeiros puderam julgar diversos aspectos, como alimentação, hospedagem e lazer. Os destinos ou empreendimento precisavam de uma média igual ou superior a 8, em 10 pontos, com no mínimo três a cinco avaliações recebidas até novembro de 2021 para serem premiados. A qualificação é feita somente por usuários que de fato se hospedaram em uma acomodação ou alugaram um carro pela plataforma.
Com uma aparência rústica, Monte Verde é o destino ideal para quem aprecia um cenário romântico ou de contato com a natureza. São diversas opções de programas para fazer sozinho, com amigos ou com a família. Além das trilhas dos mirantes e da fauna, a região oferece experiências gastronômicas surpreendentes aos visitantes, com restaurantes de culinárias variadas.
De acordo com Bruno Rosa, secretário de Turismo de Camanducaia, a cidade recebe aproximadamente 1 milhão de turistas por ano e a expectativa é que o número aumente ainda mais em 2022. “Monte Verde abraça o turista assim que ele entra pelo portal. Sem dúvida, a gastronomia, o romance e as atividades ao ar livre não podem faltar”, diz.
A empresária e presidente da Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (Move), Rebeca Wagner, destaca que ainda há grandes planos, novidades e inovações para este ano, mesmo Monte Verde sendo a única cidade da América na lista das mais acolhedoras do mundo. “A cidade está se atualizando sempre, inovando com trabalho e seriedade”, afirma.
SEGURANÇA SANITÁRIA
A Move está divulgando diversas ações feitas no distrito para promover o turismo, visando sempre manter a segurança sanitária dos moradores e visitantes. Além da busca pelo famoso evento do Natal em Monte Verde, a agência registrou aumento de 90% no total de turistas à procura de atividades de contemplação da natureza ou de esportes radicais.
É o caso da youtuber, estilista e influencer digital Fer Dallan, natural de São Paulo. No seu vlog da viagem “Monte Verde – O que fazer (e não fazer) na cidade”, ela afirma: “Eu amo Minas Gerais e já fazia um tempo que a gente queria conhecer Monte Verde, que é pequenininha, mas charmosa e muito bem recomendada”. Para Dallan, a cidade lembra um pouco a paulista Campos do Jordão e a gaúcha Gramado.
No vídeo, a influenciadora passeia pela cidade indicando restaurantes, passeios e lugares onde se hospedar. Suas principais recomendações foram a Estalagem Wiesbade, o restaurante Villa Donna Bistrô e os passeios de quadriciclo. “Eu amo andar de quadriciclo, e existem várias empresas que fazem esse tipo de passeio em Monte Verde”, contou.
Fonte: em.com.br
Foto: Rádio Espacial FM / AdobeStock_456320008
27/06/2022 - Bondinho do Pão de Açúcar: 110 anos de um ícone do turismo mundial
30/05/2022 - Senado aprova volta do despacho gratuito de bagagem em voos; MP volta à Câmara
20/04/2022 - Depois de abril, ano só tem mais um feriado prolongado; programe-se
24/03/2022 - BH tem atrações naturais, culturais e gastronômicas para rápidos passeios
21/03/2022 - Grande Hotel Termas de Araxá volta a realizar o Festival Páscoa Iluminada
10/03/2022 - BH tem atrações naturais, culturais e gastronômicas para rápidos passeios