Capa da Página 10 livros que recomendo para as férias dos leitores - Cidadania - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Cidadania

12/12/2016

10 livros que recomendo para as férias dos leitores

Facebook

Não que sejam meus 10 livros preferidos – também o são – já que leitura é um hábito que não consigo viver sem, poderia arrolar aqui uma centena ou mais de obras de minha preferência. Apenas cito estes para compartilhar aqueles que entendo básicos para uma leitura de qualidade e bom proveito nestas férias.

PEQUENO TRATADO DAS GRANDES VIRTUDES – André Comte-Sponville: abordagem sem igual das 18 virtudes: polidez, fidelidade, prudência, temperança, coragem, justiça, generosidade, compaixão, misericórdia, gratidão, humildade, simplicidade, tolerância, pureza, doçura, boa-fé, humor e amor. Aprender suas definições, aplicações e como poder viver numa plenitude consigo e com os demais.

A HISTÓRIA DA ALEGRIA – Adam Potkay: o que é a alegria? Qual a diferença entre alegria e felicidade? Alegria religiosa, pagã, de fazer, de ser, e todas as suas demais formas. Como ser alegre? Estas e várias outras abordagens de um sentimento complexo e raro nos dias atuais.

A CIDADE ANTIGA – Fustel de Coulanges: a origem das cidades, dos povos. A origem da religião. Origens das crenças. E muito mais nesta obra sem par! Depois de sua leitura sua visão do mundo, das pessoas e das crenças jamais será vista da mesma forma.

SERMÕES – Padre Antônio Vieira: dezenas de sermões pronunciados por este jesuíta, tanto no Brasil quanto em Portugal. A cada sermão uma lição de vida, um aprendizado e orientações comportamentais. Ele fala desde a relação do homem consigo até política e economia. Todos grandes homens de sucesso que conheço leram os seus sermões.

POESIAS – Machado de Assis: não somente suas poesias, mas toda a sua obra. Assim como é belo admirar uma escultura ou quadro, ler Machado é estar diante das mais ricas e refinadas formas de escrita. Recomendo a leitura no português castiço que ele originariamente escreveu.

A VIDA ÍNTIMA DAS PALAVRAS – Deonísio da Silva: etimologia é a ciência que estuda a origem das palavras. É essencial que quando falemos algo saibamos exatamente a origem da palavra e o seu significado na origem histórica e mudanças ao longo do tempo. Esta obra nos coloca diante destes dignificados. Ddepois de sua leitura teremos muito zelo ao usar uma e outra palavra.

HISTÓRIA – Heródoto: escrito há mais de 2000 anos esta obra nos dá a plena certeza dos acontecimentos do passado. Apenas para exemplificar, o filme hollywoodiano “300” toma uma forma muito diferente depois de narrado por quem estava no alto da montanha Termópilas e presenciou e transcreveu cada uma daquelas batalhas. Esta e várias outras narrativas são primorosas. Um grande manancial de conhecimento de mitologia também.

ORAÇÕES – Cícero: este senador romano foi o maior orador de toda a Roma Antiga. Suas obras e discursos são obrigatoriedade para políticos e quem quer se participe da vida pública. Lições de vida, moral e trato com as coisas da cidade (República). Seus discursos contra outros senadores tais como Catilina e Filipe são memoráveis.

HAMLET – Willian Shakespeare: elegi Hamlet como minha preferida, mas toda obra de Shakespeare deve ser lida. Não apenas as tramas, mas as lições filosóficas, morais, de vida e um sem fim de óticas com as quais pode ser lida a obra deste que pode ser considerado o maior escritor de todos os tempos.

A METAMORFOSE – Franz Kafka: aqui uma obra que não se lê simplesmente. Deve ser lida uma vez. Pensar, refletir e lê-la novamente passados pelo menos uns 6 meses. Não se trata apenas de um homem que vira um bicho. Mas sua carga de meditação pessoal é tamanha que, quando o li pela enésima vez me surpreendi com vários outros significados. Esta obra pode produzir reflexões intimas assustadoras numa pessoa. Recomendo somente aos mais fortes internamente.

Como disse na introdução, eu poderia recomendar mais uma centena de livros, mas por ora fiquem estes para o leitor desta coluna que queira encher o espírito com uma literatura de altíssima qualidade.

Se acaso nenhuma destas obras interessou... pena! Mas uma recomendação faço: SEMPRE LEIA. A cada leitura um descortinar de conhecimento. A cada leitura surgirá um leitor e uma pessoa diferente sempre a melhor.

Um abraço a todos. Boas férias. E excelentes leituras.

 

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: