Capa da Página Mesmo com sete vidas o gato morreu! - Cidadania - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 15º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Cidadania

10/07/2019 às 09:39h

Mesmo com sete vidas o gato morreu!

Facebook


Diz a lenda brasileira que o gato tem sete vidas. Certo que noutros lugares ele pode ter até nove vidas. Vou prestigiar o folclore nacional. Mas parece que o gato morre mesmo!

  1. Morre escaldado! Gato escaldado tem medo de agua fria. Pode ser que vá ter medo, mas depois de escaldado, nada mais lhe restará senão seis vidas.

  2. Morre na caçada! Quem não tem cão caça com o gato! Mas a depender da caça: uma onça ou animal de grande porte, não sobra para o gato! Ademais, a caça sendo ilegal, gato morre na cadeia.

  3. Morre de curiosidade! A curiosidade matou o gato. Pronto, quem mandou ficar especulando demais, agora resta menos uma vida ficam apenas quatro.

  4. Morre a pauladas. Atirei o pau no gato. Tadinho! Nenhum bichano merece ser tratado assim. Mas dizem que ele não morre neste caso, mas com o susto que a Dona Chica levou com o “berro” que o gato deu... pode até ser que tenha morrido. Mas não façam isto! Restam três vidas!

  5. Morre de fome! Bonitas palavras não engordam gatos. Ainda mais hoje em tempos de brigas de direita e esquerda onde o palavrório é rebuscado, o gato vai passar muita fome! Depois de Marx e Engels restam apenas duas vidas.

  6. Morre pisoteado! Do gato pisado sai o miado. Certo que este provérbio expressa que quando estamos no aperto da vida a gente dá um jeito. Mas tadinho do gato que morre novamente restando apenas mais uma vida.

  7. Morre despencado! O gato subiu no telhado. O ditado diz relação com alguma coisa que deu errado ou que alguém morreu. Mas sabemos que na história o gato cai do telhado e morre.

Pois bem. Morto o gato por sete vezes! Pode ser que você vá querer (assim como eu) que ele tenha nove vidas e ainda tenhamos o felino ao nosso lado ronronando. Mas se você sabe de outros ditados populares com gatos, pode ser que ele não sobreviva. Pobre coitado do gato.

Que o deus egípcio Ailuros (ou Bastet) não saiba desta nossa brincadeira, já que ele é representado por um gato.

Ronaldo Galvão


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: